Questões de Concurso
Filtrar
3.435 Questões de concurso encontradas
Página 645 de 687
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Maceió - AL
Disciplina:
Pedagogia
A existência de um Conselho Escolar na escola pública é uma prática relacionada à
Concurso:
Prefeitura de Maceió - AL
Disciplina:
Pedagogia
A utilização de uma ficha de conselho de classe tem o objetivo de
[...] Donald Schõn tem sido apontado como um dos autores que contribuiu para caracterizar o ensino como uma profissão, cuja prática propicia a criação de um conhecimento específico ligado à ação, um conhecimento pessoal, não sistemático e que só pode ser adquirido na prática. Adquirido por tentativas e sujeito a mudanças, não é um conhecimento fixo. As soluções profissionais para as situações práticas não podem ser padronizadas. Ao criar uma nova realidade, no ato de experimentar, corrigir e inventar, no diálogo que estabelece com essa realidade, o profissional da educação estará construindo sua competência profissional de uma forma singular que ao mesmo tempo que incorpora o conhecimento instrumental fornecido pelas ciências básicas o transcende. [...] RIVAS, N. P. P. et al. Formação continuada de profissionais da educação: a busca de integração entre gestão e currículo no cotidiano escolar. Paideia, USP, Ribeirão Preto, fev. ago.1997, p.140. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/paideia/n12-13/10.pdf>. Acesso em: 17 set.2016 (adaptado).
Segundo o fragmento do texto, um dos conceitos mais recorrentes na formação de professores e educadores diversos para referirem-se às novas tendências da formação de professores é a
Segundo o fragmento do texto, um dos conceitos mais recorrentes na formação de professores e educadores diversos para referirem-se às novas tendências da formação de professores é a
[...] A narração, de que o educador é o sujeito, conduz os educandos à memorização mecânica do conteúdo narrado. Mais ainda, a narração os transforma em “vasilhas”, em recipientes a serem enchidos pelo educador. Quanto mais vai se enchendo os recipientes, com seus “depósitos”, tanto melhor educador será. Quanto mais se deixem docilmente encher, tanto melhores educandos serão. [...] Em lugar de comunicar-se, o educador faz “comunicados” e depósitos que os educandos, meras incidências, recebem pacientemente, memorizam e repetem. [...] FREIRE, P. Pedagogia do oprimido,17ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.1987, p.33. Disponível em: <http://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/paulofreire/paulo_freire_pedagogia_do_oprimido.pdf>. Acesso em: 18 set.2016.
O termo “concepção bancária de educação” refere-se à pedagogia
O termo “concepção bancária de educação” refere-se à pedagogia