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A taxa de frequência escolar por idade é importante para a Educação de Jovens e Adultos como indicativo da

Esta estratégia pode ser utilizada para mobilização, no início de uma unidade. Ela pode também servir como diagnóstico no transcorrer da unidade ou como fechamento no momento final de uma aula ou unidade. Dinâmica da Atividade: Ao serem perguntados sobre uma problemática, os estudantes devem: (1) Expressar em palavras ou frases curtas as ideias sugeridas pela questão proposta. (2) Deve-se evitar atitude crítica que levaria a emitir juízo e/ou excluir ideias. (3) Registrar e organizar a relação de ideias espontâneas; (4) Fazer a seleção delas conforme critério seguinte ou a ser combinado: ter possibilidade de ser posta em prática logo, ser compatível com outras ideias relacionadas ou enquadradas numa lista de ideias, ser apreciada operacionalmente quanto à eficácia a curto, médio e longo prazo. ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. Estratégias de ensinagem.3. ed. Joinville: Univille,2004. p.67- 100. Disponível em: . Acesso em: 24 set.2016 (adaptado). Qual estratégia de trabalho docente está relacionada à dinâmica da atividade descrita no texto?
Dadas as afirmativas quanto ao Projeto Político-Pedagógico (PPP), I. O PPP vai além de um agrupamento de planos de ensino e atividades, passando a ser uma ação intencional com um compromisso definido coletivamente, construído e vivenciado em todos os momentos. II. A construção do PPP sofre influência das práticas sociais e das relações históricas desenvolvidas por seus sujeitos, pois sua origem está na construção coletiva. III. A abordagem do PPP como organização do trabalho pedagógico escolar está fundada nos princípios que deverão nortear a escola democrática, pública e gratuita. IV. A escola deve conceber seu PPP buscando autonomia para executá-lo e avaliá-lo, partindo de uma reflexão sobre suas finalidades sociopolíticas e culturais. V. O PPP deve promover a participação da comunidade educativa, professores, funcionários, alunos e gestores para poderem escrever a sua própria história, compartilhando ideias e experiências. verifica-se que estão corretas
[...] As primeiras experiências de gestão colegiada nas instituições de Educação Básica surgiram em Minas Gerais e em São Paulo, em 1977; no Distrito Federal, em 1979; e no município de Porto Alegre, em 1985. Ao longo do tempo, as funções, a composição, e o caráter desses conselhos foram sendo alterados, embasados na própria experiência e no acúmulo teórico dos movimentos educacionais. [...] MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. PRADIME: Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação. Caderno de Textos. Volume 3. Brasília: MEC,2006, p.42. Disponível em: . Acesso em: 25 set.2016. Há dois princípios básicos relativos à gestão democrática da escola: a participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares e a
Para participar da elaboração do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de graduação em Biologia Molecular da universidade, o técnico em assuntos educacionais deve apresentar conhecimentos gerais sobre Diretrizes Nacionais Curriculares dos cursos de graduação. Assinale a alternativa que apresenta as orientações corretas para a elaboração do PPC.