Filtrar


Questões por página:
O pedagogo desempenha um papel central na organização das práticas coletivas dentro da escola, buscando promover a integração entre os membros da comunidade escolar. Para alcançar esse objetivo, é necessário compreender e implementar formas organizativas que facilitem a colaboração e a coesão grupal. Com base nessas práticas, assinale a alternativa INCORRETA.
Sobre o fracasso escolar nas abordagens atuais, analise as assertivas a seguir:

I. O fracasso escolar é compreendido como resultado de múltiplos fatores, incluindo desigualdades socioeconômicas, práticas pedagógicas inadequadas e falta de políticas públicas efetivas.
II. As abordagens atuais enfatizam que o fracasso escolar está diretamente relacionado à incapacidade cognitiva individual dos estudantes.
III. A relação entre escola, família e comunidade é apontada como fundamental para a superação do fracasso escolar, promovendo ações integradas e contextualizadas.

Das assertivas, pode-se afirmar que:
A respeito da Educação Inclusiva, marcar (V) para as afirmativas Verdadeiras, (F) para as Falsas e, após, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(__) Na perspectiva de uma Educação Inclusiva, todos os alunos, independentemente das suas características pessoais, psicológicas ou sociais, devem frequentar as escolas/classes regulares e receber um atendimento de qualidade, adequado às suas necessidades.
(__) No que tange à Educação inclusiva, é necessário que o professor trabalhe a potencialidade de cada aluno individualmente para que todos tenham uma educação de mesmo padrão.
(__) Com o tratado de Salamanca em 1994, assinado também por Portugal, define-se as Escolas Inclusivas e uma pedagogia centrada na criança, o que leva também o nosso país a adotar uma nova filosofia nas escolas regulares, tendo em vista uma educação para todos.
Sobre a proposta pedagógica da escola, analise as assertivas a seguir:

I. Participação de todos: profissionais de educação, alunos e comunidade, na concepção, elaboração, execução e avaliação.
II. Estar centrado nos alunos visando a melhoria do seu processo de ensino-aprendizagem e de seus resultados, de modo que os alunos não só permaneçam na escola, mas aprendam e cheguem ao final do processo e sejam capazes de produzir cultura e conhecimento.
III. Sentir os problemas da realidade a partir de uma reflexão coletiva a respeito da escola e de seu contexto, por consequência, construir uma proposta de superação dos problemas.

Estão CORRETAS:
Sobre o Conselho Escolar, analise a sentença abaixo:

O Conselho Escolar é um órgão colegiado de natureza deliberativa, consultiva e fiscal, tendo caráter políticopartidário, religioso, racial com fins lucrativos, sendo remunerados seu Dirigente ou Conselheiros. (1ª PARTE). Um dos objetivos do Conselho Escolar é democratizar as relações no âmbito da escola, visando à qualidade de ensino através de uma educação transformadora que prepare o indivíduo para o exercício da plena cidadania. (2ª PARTE).

A sentença está: