Filtrar


Questões por página:

Leia as afirmativas a seguir:


I. Na Educação Infantil, as práticas pedagógicas devem impedir as crianças de vivenciar experiências que envolvem a utilização de recursos tecnológicos e midiáticos.

II. O tecnicismo em educação exige do aluno uma conduta passiva no tocante à recepção do conhecimento.


Marque a alternativa CORRETA:

Leia as afirmativas a seguir:


I. As práticas pedagógicas da Educação Infantil devem garantir experiências que promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música e artes.

II. As práticas pedagógicas da Educação Infantil devem possibilitar as situações de aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de cuidado pessoal e autoorganização.


Marque a alternativa CORRETA:

mostrar texto associado

Analise as informações a seguir:

I. Avaliar é o ato de diagnosticar uma experiência, tendo em vista reorientá-la para produzir o melhor resultado possível. Por isso, não é classificatória nem seletiva, ao contrário, é diagnóstica e inclusiva. O ato de examinar, por outro lado, é classificatório e seletivo e, por isso mesmo, excludente, já que não se destina à construção do melhor resultado possível. Tem a ver, sim, com a classificação estática do que é examinado. O ato de avaliar tem seu foco na construção dos melhores resultados possíveis, enquanto o de examinar está centrado no julgamento de aprovação ou reprovação.

Il. Não raro, professores e professoras repetem modelos inconscientes de agir na prática da avaliação da aprendizagem escolar. Há um equívoco em denominar sua prática de 'avaliação', quando o que se faz é exercitar 'exames', conforme defende Luckesi (2002). Professores, professoras, escolas e sistemas de ensino dizem, muitas vezes, que estão praticando avaliação, pois, assim, existem dias de avaliação, práticas de avaliação, sistemas de avaliação, porém, efetivamente, são dias de exames, práticas de exames, sistemas de exames, ou seja, hábitos que já passaram para o inconsciente e, dessa forma, atua automaticamente, sem se perguntar sobre o verdadeiro sentido daquilo que está fazendo. Inconscientemente, 'examina', porém diz que 'avalia'.

Marque a alternativa CORRETA:

mostrar texto associado

Analise as informações a seguir:

I. A respeito do desenvolvimento infantil, para Henri Wallon, o funcionamento psicológico estrutura-se a partir das relações sociais estabelecidas entre o indivíduo e o mundo exterior. Essas relações ocorrem em um contexto histórico e social, no qual a cultura desempenha um papel fundamental, fornecendo ao indivíduo os sistemas simbólicos de representação da realidade. Isso permite construir uma certa ordem e uma interpretação do mundo real. Assim, o desenvolvimento psicológico não pode ser visto como um processo abstrato, descontextualizado ou universal.

Il. Lev Vygotsky propôs o estudo integrado do desenvolvimento infantil, contemplando os aspectos da afetividade, da motricidade e da inteligência. Para o estudioso russo, o desenvolvimento da inteligência depende das experiências oferecidas pelo meio e do grau de apropriação que o sujeito faz delas. Nesse sentido, os aspectos físicos do espaço, as pessoas próximas, a linguagem, bem como os conhecimentos presentes na cultura contribuem efetivamente para formar o contexto de desenvolvimento.

Marque a alternativa CORRETA:

Analise as informações a seguir:

I. Todo o processo de construção do conhecimento é realizado sob a égide dos verbos ensinar e aprender. Visando à compreensão do sistema educacional, esses dois verbos são frequentemente questionados, inclusive, infere-se que se houve ensino, a aprendizagem aconteceu. Dessa forma, poderia ser suficiente um professor que dominasse um determinado conhecimento e "ensinasse", transmitisse, esse saber para seu grupo de estudantes. Assim, aquilo que os estudantes repetissem com exatidão e reproduzissem nas avaliações, resultando na medição do quanto tinham conseguido absorver, seria a aprendizagem. Essa perspectiva é atual e predomina nos documentos oficiais brasileiros como, por exemplo, o Currículo do Ipojuca e o Currículo de Pernambuco.

Il. A concepção do que é aprender, de como se aprende e, por correspondência, de como devem ser desenvolvidas práticas na sala de aula que despertem o interesse, o desejo e a motivação para o efetivo sucesso desse processo têm se modificado a partir das contribuições da epistemologia para os processos de desenvolvimento subjetivo humano e, mais recentemente, das neurociências, com o mapeamento cerebral de todas as condições do sujeito em situações de interação com os outros e com as ideias, fatos e experiências. Dessa forma, as concepções de ensinar também são modificadas. Pode-se afirmar que atualmente em vez de apenas lembrar e repetir informações, o estudante deve ser capaz de encontrá-las e usá-las com autonomia. A recente ciência da aprendizagem enfatiza a importância de se repensar o que é ensinado.

III. Um aspecto extremamente relevante também nesse processo do binômio ensino e aprendizagem é compreendê-lo como constituído mutuamente — ou seja, o ensino e a aprendizagem enquanto aspectos indissociáveis — assim como são constituídas no estudante as dimensões cognitiva e afetiva. O ensino e a aprendizagem na perspectiva, por exemplo, de currículos como o do Ipojuca, devem mobilizar o aluno para a construção de competências e habilidades, atitudes e valores que o possibilitem aprender a ser, aprender a conhecer, aprender a fazer e aprender a conviver, bases estruturantes assentadas numa avaliação formativa e processual que emanam da formação integral dos educandos, possibilitando a inserção deles no mundo do trabalho e o pleno exercício da cidadania.


Marque a alternativa CORRETA: