Filtrar


Questões por página:
As metodologias ativas se caracterizam pela inter-relação entre educação, cultura, sociedade, política e escola, sendo desenvolvidas por meio de métodos ativos e criativos, centrados no/na:
A sequência didática se constitui em uma série planejada e orientada de tarefas, com objetivo de promover uma aprendizagem específica e definida. As tarefas são propostas que podem fornecer desafios com diferentes graus de complexidade, auxiliando as crianças a resolverem problemas a partir de diferentes proposições. A vantagem dessa opção pedagógica é que ela permite aos estudantes uma/uma:
Em seu livro Histórias das ideias pedagógicas no Brasil, Saviani (2007) reflete acerca das tendências pedagógicas. Uma delas, segundo o autor, compreende que o papel da escola é difundir conteúdos vivos, concretos e articulados às realidades sociais. Esses conteúdos precisam ser aqueles produzidos universalmente, que se constituíram patrimônio da humanidade, sendo reavaliados e associados à realidade dos estudantes. Nesse sentido, cabe ao professor fazer a ligação entre os conteúdos e as experiências dos alunos, ajudando-os a ultrapassar essas experiências. A relação entre professores e estudantes é pautada nas trocas, nas quais a experiência dos educandos é articulada aos conteúdos, possibilitando a compreensão e a superação de experiências iniciais. As características descritas referem-se à tendência:
De acordo com os preceitos legais vigentes, cabe aos sistemas e às redes de ensino, assim como às escolas, em suas respectivas esferas de autonomia e competência, incorporar aos currículos e às propostas pedagógicas a abordagem de temas contemporâneos, como tecnologia e ciência, de forma:
Esta tendência pedagógica se propõe a resistir à burocracia como instrumento de controle e ação dominadora do Estado. Na escola, há uma mudança na maneira de pensar dos alunos, num sentido de autogestão. Trata-se da tendência: