Filtrar


Questões por página:
As novas tendências apontam para uma necessidade de formação de um professor reflexivo no contexto contemporâneo, que repensa, constantemente, sua prática, ressignificando sua formação inserida em três processos de desenvolvimento: o pessoal, o profissional e o organizacional. Analise as afirmações a seguir.
I. Mobilizar vários saberes por meio de ações sobre os saberes de sua prática reflexiva; saberes de uma teoria especializada; saberes de uma militância pedagógica.
II. Repensar, constantemente, sua prática, reconstruindo uma identidade pessoal, valorizando um trabalho crítico-reflexivo sobre as práticas que realiza e sobre as experiências compartilhadas.
III. Transformar a escola em um espaço de trabalho e formação, propiciando a constituição de redes de formação contínua, cujo primeiro nível é a formação inicial.

A alternativa que relaciona, corretamente, as afirmações com as esferas de desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional é
Qual das pedagogias listadas abaixo constitui-se de um conjunto de fundamentos e indicações de ação pedagógica que tem como referência as crianças e as múltiplas concepções de infância em diferentes espaços educacionais e que se consolida na contemporaneidade, a partir de uma crítica histórica, política, sociológica e antropológica aos conceitos de criança e infância?
A abordagem crítico-emancipatória (KUNZ,1994) é um dos desdobramentos da tendência crítica e valoriza a compreensão crítica do mundo, da sociedade e de suas relações, sem a pretensão de transformar esses elementos por meio escolar. Assume a utopia que existe no processo de ensino e aprendizagem, limitado pelas condicionantes capitalistas e classistas, e se propõe a aumentar os graus de liberdade do raciocínio crítico e autônomo dos alunos. Observando as orientações didáticas,
O ensino é livre à iniciativa privada, desde que atendidas algumas condições. Assinale a assertiva que não configura uma dessas condições.
Os autores Saviani (1997) e Libâneo (1990) propõem que as principais tendências pedagógicas, na educação brasileira, se dividem em duas grandes linhas de pensamento pedagógico, a saber: