Filtrar


Questões por página:

Julgue o item que se segue, relativos a teorias pedagógicas.


Rigor e foco no acerto são características fundamentais da pedagogia proposta por Montessori.

Ao analisar as perspectivas da escola do futuro, Moran (2012) aponta as seguintes tendências:
I. Ênfase nos conteúdos e na transmissão de informações. II. Currículos flexíveis e personalizados. III. Aprendizagem ativa, com atividades integradas e semipresenciais.
Quais estão corretas?
O conceito de pedagogia _________ se expandiu atrelando a educação fora do âmbito da ________ e da família sendo entendida como uma tarefa educativa social e estatal em que suas experiências vão além do contexto __________ e escolar.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
De acordo com Saviani, “Grosso modo, podemos dizer que, no que diz respeito à questão da marginalidade, as teorias educacionais podem ser classificadas em dois grupos. No primeiro, temos aquelas teorias que entendem ser a educação um instrumento de equalização social, portanto, de superação da marginalidade. No segundo, estão as teorias que entendem ser a educação um instrumento de discriminação social, logo, um fator de marginalização”. (SAVIANI, D. Escola e democracia. Campinas: Autores Associados,2012)
De acordo com as teorias dadas na coluna da esquerda, numere as causas da marginalidade na coluna da direita.
1. Pedagogia Tradicional ( ) Incompetência – É marginalizado quem é ineficiente e improdutivo.


2. Pedagogia Nova ( ) Rejeição – É marginalizado quem não se sente aceito pelo grupo e, por meio dele, pela sociedade em seu conjunto.


3. Pedagogia Tecnicista ( ) Dominação – É marginalizado quem não tem capital econômico e cultural.


4. Teoria do sistema de ensino como violência simbólica ( ) Ignorância – É marginalizado na sociedade quem não é esclarecido.
Assinale a sequência correta
Esta concepção histórica na educação física escolar não estava preocupada com a saúde pública, pois entendia que tal questão não podia ser discutida independentemente do levantamento da problemática forjada pela atual organização econômico-social e política do país. Não pretendia ser disciplinadora de homens e muito menos estava voltada para o incentivo à busca por medalhas. Ela era, antes de tudo, ludicidade e cooperação; dessa forma, o desporto, a dança, a ginástica etc. assumiram um papel de promotores da organização e mobilização dos trabalhadores; e mais que isso, a educação física serviu então aos interesses daquilo que os trabalhadores historicamente chamaram de “solidariedade operária”.
(GHIRALDELLI JUNIOR,2001. Adaptado.)

A compreensão sobre os aspectos históricos da educação física na contemporaneidade permite situá-la numa posição de destaque na sociedade, graças às grandes movimentações acontecidas em sua formação. De acordo com as informações apresentadas, é possível que se trate da tendência: