Filtrar


Questões por página:
Qual tendência pedagógica defende a ideia de que a educação deve promover a formação integral dos indivíduos, considerando aspectos emocionais, sociais, cognitivos e éticos?
Analise o texto abaixo:

“A prática escolar consiste na concretização das condições que asseguram a realização do trabalho docente. Tais condições não se reduzem ao estritamente “pedagógico”, já que a escola cumpre funções que lhe são dadas pela sociedade concreta que, por sua vez, se apresenta como constituída por classes sociais com interesses antagônicos. A prática escolar, assim, tem atrás de si condicionantes sociopolíticos que configuram diferentes concepções de homem e de sociedade consequentemente, diferentes pressupostos sobre o papel da escola, a aprendizagem, as relações professor-aluno, técnicas pedagógicas etc. Fica claro que o modo como os professores realizam seu trabalho, selecionam, organizam o conteúdo das matérias e/ ou escolhem técnicas de ensino e avaliação tem a ver com pressupostos teórico-metodológicos, explícita ou implicitamente”. (LIBÂNEO,1985)

Utilizando como critério a posição que adotam em relação aos condicionantes sociopolíticos da escola, as tendências pedagógicas foram classificadas em:
As metodologias ativas se caracterizam pela inter-relação entre educação, cultura, sociedade, política e escola, sendo desenvolvidas por meio de métodos ativos e criativos, centrados no/na:
A sequência didática se constitui em uma série planejada e orientada de tarefas, com objetivo de promover uma aprendizagem específica e definida. As tarefas são propostas que podem fornecer desafios com diferentes graus de complexidade, auxiliando as crianças a resolverem problemas a partir de diferentes proposições. A vantagem dessa opção pedagógica é que ela permite aos estudantes uma/uma:
Em seu livro Histórias das ideias pedagógicas no Brasil, Saviani (2007) reflete acerca das tendências pedagógicas. Uma delas, segundo o autor, compreende que o papel da escola é difundir conteúdos vivos, concretos e articulados às realidades sociais. Esses conteúdos precisam ser aqueles produzidos universalmente, que se constituíram patrimônio da humanidade, sendo reavaliados e associados à realidade dos estudantes. Nesse sentido, cabe ao professor fazer a ligação entre os conteúdos e as experiências dos alunos, ajudando-os a ultrapassar essas experiências. A relação entre professores e estudantes é pautada nas trocas, nas quais a experiência dos educandos é articulada aos conteúdos, possibilitando a compreensão e a superação de experiências iniciais. As características descritas referem-se à tendência: