Filtrar


Questões por página:
Entende-se por tendência pedagógica “[...] as diversas teorias filosóficas que pretenderam dar conta da compreensão e da orientação da prática educacional em diversos momentos e circunstâncias da história humana” (LUCKESI,1994, p.53). Com o tempo, as ideias sobre a finalidade da escola e as concepções de aluno e de professor passaram por mudanças e se reconfiguraram, seguindo as tendências presentes em cada período histórico. De acordo com as tendências e a presença de determinadas teorizações em cada período histórico, as práticas escolares materializam-se de maneiras diferenciadas. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA.

Julgue o item subsequente.


Diversas tendências pedagógicas brasileiras foram muito influenciadas pelo momento político, social e cultural, e um dos vários nomes que defendiam a Escola Nova foi Paulo Freire, tendência pioneira no Brasil.

Julgue o item que se segue.


Na segunda metade da década de 1970, tornou-se possível a discussão de questões educacionais e escolares e, nesse período, destacam-se duas tendências pedagógicas progressistas: a Pedagogia Libertadora e a Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos. A Pedagogia Libertadora constituiu-se como um movimento pedagógico interessado na educação popular, na valorização da escola pública e do trabalho do professor, no ensino de qualidade para o povo e, especificamente, na acentuação da importância do domínio sólido por parte de professores e alunos dos conteúdos científicos do ensino como condição para a participação efetiva do povo nas lutas sociais.


mostrar texto associado
A Pedagogia Tradicional assume uma perspectiva de transformação social, objetivo com o qual a educação formal pode contribuir, incluindo práticas de avaliação visando à autonomia do educando.
mostrar texto associado
A educação libertadora questiona concretamente a realidade das relações do indivíduo com a natureza e com as outras pessoas, visando a uma transformação - daí ser uma educação crítica.