Questões de Concurso
Filtrar
215 Questões de concurso encontradas
Página 33 de 43
Questões por página:
Segundo Dermeval Saviani, no século XX, as tendências do pensamento pedagógico brasileiro podem ser esquematicamente apreendidas em duas temporalidades: uma marcada pela aspiração da Pedagogia a um estatuto pedagógico, e uma segunda, marcada pela suspeição da ciência (a partir de 1980).
São características da segunda temporalidade:
I. Adoção da avaliação da aprendizagem por meio de provas nacionais.
II. O diálogo da Pedagogia com a Sociologia e a Economia da Educação.
III. Em lugar das metanarrativas entram em cena os jogos de linguagem.
IV. Emergência da Didática Psicológica.
V. Configuração de uma verdadeira Pedagogia da exclusão.
Está correto o que se afirma APENAS em
“De modo semelhante ao que ocorreu no trabalho fabril, pretendeu-se a objetivação do trabalho pedagógico. Buscou-se, então, com base em justificativas teóricas derivadas da corrente filosófico-psicológica do behaviorismo, planejar a educação de modo a dotá-la de uma organização racional capaz de minimizar as interferências subjetivas que pudessem pôr em risco sua eficiência”. (SAVIANI, D. As concepções pedagógicas na história da educação brasileira. In: Lombardi, J.C.; Saviani, D.; Nascimento, M. (Orgs.). Navegando na história da educação brasileira. Campinas: HISTEDBR,2016. p.60-75).
O trecho em destaque se refere à pedagogia:
O movimento Escola Nova, que transformou o cenário educacional brasileiro, reconfigurou os modelos educativos vigentes até então.
Sobre esse movimento e suas características, analise as afirmativas a seguir.
I. O centro do processo de aquisição do conhecimento está no ensino e no papel por ele desempenhado.
II. A escola é vista como um local em que o aluno, a partir da observação e da experimentação, elabora seu próprio saber.
III. A escola é vista como um grande laboratório em que o aluno deve observar fatos e objetos com a finalidade de conhecer suas características.
Está correto o que se afirma em