Questões de Concurso
Filtrar
215 Questões de concurso encontradas
Página 40 de 43
Questões por página:
Questões por página:
Julgue os itens a seguir, acerca do desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas no Brasil.
I A concepção pedagógica tradicional, trazida pelos jesuítas, esteve presente na educação brasileira desde a colonização do país, tendo desaparecido após a reforma pombalina.
II A educação libertadora, proposta por Paulo Freire, se fez presente nos movimentos sociais desde a década de 60 do século passado e durante todo o período militar.
III A concepção tecnicista remonta à segunda metade dos anos 50 do século passado, tendo como ápice a implementação da Lei n.º 5.692/1971.
IV A concepção crítico-social dos conteúdos teve seu auge no período da Segunda República.
Estão certos apenas os itens.
Com relação ao processo de ensino e aprendizagem e a seus elementos constitutivos, julgue o item que se segue.
A habilidade, que é um elemento importante do conteúdo de ensino, está associada a modos de agir, de sentir e de se posicionar diante de situações concretas da vida social.
A habilidade, que é um elemento importante do conteúdo de ensino, está associada a modos de agir, de sentir e de se posicionar diante de situações concretas da vida social.
No que se refere aos fundamentos da educação em suas dimensões filosófica, social, cultural, política e pedagógica, julgue o item subsequente.
Fundamentando-se no pressuposto de neutralidade científica e nos princípios de racionalidade, eficiência e produtividade, a concepção pedagógica libertadora defende a reordenação do processo educativo, de maneira que atenda às exigências do mercado. Para isso, o fazer pedagógico deve ser objetivo e operacional, e visar à formação de indivíduos críticos.
Fundamentando-se no pressuposto de neutralidade científica e nos princípios de racionalidade, eficiência e produtividade, a concepção pedagógica libertadora defende a reordenação do processo educativo, de maneira que atenda às exigências do mercado. Para isso, o fazer pedagógico deve ser objetivo e operacional, e visar à formação de indivíduos críticos.