Filtrar


Questões por página:
As tendências pedagógicas brasileiras foram muito influenciadas pelo momento cultural e político da sociedade, pois foram levadas à luz graças aos movimentos sociais e filosóficos. Para os Autores Libâneo e Saviani, essas formaram a prática pedagógica do país e, se dividem em duas grandes linhas de pensamento pedagógico. Assinale a alternativa que corresponda a essas duas grandes linhas de pensamento pedagógico.
As ideias da Escola Nova foram inseridas em 1882 e, um grande nome do movimento na América foi do filósofo e pedagogo Jonh Dewey. E no Brasil essas ideias foram inseridas por:
Nas Tendências Pedagógicas Liberais a escola prepara o indivíduo para a sociedade, no entanto possui uma forma de organização baseada na propriedade privada dos meios de produção, denominada sociedade de classes. Assinale a alternativa que corresponde corretamente à divisão dessas tendências.

Maria Montessori elaborou uma teoria baseada no desenvolvimento infantil pautada em um ensino ativo, no qual a criança cria um senso de responsabilidade a partir do seu próprio aprendizado. Para Montessori, a educação consiste em “colocar o indivíduo em condições de forjar seu próprio caminho na vida”.

(MONTESSORI, Maria. Pedagogia Científica: a descoberta da criança. São Paulo: Flamboyant,1965, p.95).


Qual a principal característica da Escola Montessoriana?

Inspirado em John Dewey, tem-se um novo pensamento pedagógico internacional. Para essa tendência o papel da escola é o de atender as diferenças individuais, as necessidades e interesses dos alunos, enfatizando os processos mentais e habilidades cognitivas necessárias à adaptação do homem ao meio social. Estamos nos referindo a qual tendência pedagógica?