Filtrar


Questões por página:
A pedagogia possui diversas linhas de aplicação, sendo cada uma delas com sua característica definida. E cada escola assume uma dessas linhas e aplica no ensino das crianças e adolescentes. Uma destas pedagogias é a pedagogia construtivista, que é baseada nas ideias de:
As tendências pedagógicas são divididas em progressistas e liberais. Entende-se por pedagogia liberal quando a escola tem função de preparar indivíduos para desempenhar papéis sociais, nas aptidões individuais. Desta forma, as diferenças entre as classes sociais não seriam consideradas se a escola não levar em consideração as desigualdades sociais. Quais seriam estas tendências pedagógicas liberais?
Tem seu início, com o declínio no final da década de 1960, da Escola Renovada. Quando mais uma vez, agora sob a instalação do regime militar no país, as elites dão ênfase a um outro tipo de educação direcionada às massas, a fim de conservar a posição de dominação, ou seja, manter o status quo dominante. Essa é a descrição de qual tendência pedagógica?
No Brasil, no final do século XIX e nas primeiras décadas do século XX emergiu um movimento conhecido como Escola Nova, em que a criança ocupa um espaço diferenciado, sendo o foco nas relações de aprendizagem.

Neste sentido, pode-se afirmar em relação ao movimento escolanovista:

I- A escola era vista como local em que, a partir da observação e da experimentação, a criança elabora seu próprio saber.

II- A implementação do sistema de aulas régias, em que os alunos poderiam ser atendidos de maneira mais específica.

III - A disseminação dos hábitos de leitura, graças à criação de momentos destinados à leitura dentro do próprio horário escolar.

Assinale:
Cipriano Luckesi (1994), no livro Filosofia da Educação, apresenta as características e diferenças entre as tendências pedagógicas na prática escolar. Na página 64, descreve o papel da escola na perspectiva de uma dessas tendências: “Assim, quando se fala em educação em geral, diz‐se que ela é uma atividade onde professores e alunos, mediatizados pela realidade que aprendem e da qual extraem o conteúdo de aprendizagem, atingem um nível de consciência dessa mesma realidade, a fim de nela atuarem, num sentido de transformação social."

Assinale a alternativa que apresenta a tendência dessa pedagogia, cujo inspirador e divulgador foi Paulo Freire.