Questões de Concurso
Filtrar
293 Questões de concurso encontradas
Página 47 de 59
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Francisco Morato - SP
Disciplina:
Pedagogia
Em uma apresentação sobre as tendências pedagógicas aos professores da Rede Municipal de Francisco Morato, o palestrante destaca os seguintes pontos:
• A atividade escolar: deve centrar-se em discussões de temas sociais e políticos e em ações concretas sobre a realidade social imediata;
• O professor: deve agir como um coordenador de atividades, aquele que organiza e atua conjuntamente com os alunos;
• O conhecimento: o homem cria a cultura na medida em que, integrando-se nas condições de seu contexto de vida, reflete sobre ela e dá respostas aos desafios que encontra.
Segundo as autoras Queiroz e Moita (2007), o palestrante está se referindo à tendência pedagógica
Concurso:
Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP
Disciplina:
Pedagogia
“Em uma visão progressista, podem propiciar maior autorregulação institucional, em razão da exigência de prestação de contas de um serviço público à comunidade. [Também podem] representar uma ajuda à organização do trabalho na escola e nas salas de aula, gerando uma cultura da responsabilização na equipe escolar”.
Assinale a alternativa que completa corretamente esta reflexão de Libâneo, Oliveira e Toschi (2003).
Assinale a alternativa que completa corretamente esta reflexão de Libâneo, Oliveira e Toschi (2003).
Concurso:
Prefeitura de Cerquilho - SP
Disciplina:
Pedagogia
Com base em uma concepção sistêmica de educação, Moreira (1992) tece críticas ao modelo educacional vigente na época. Ele afirma que o planejamento dos educadores que trabalham em escolas, o que inclui o professor de Educação Física, comete o seu maior erro por
Concurso:
Prefeitura de Cerquilho - SP
Disciplina:
Pedagogia
Joana, ao estudar as relações entre educação e sociedade, encontrou em Libâneo (1985, cap.6), uma explicação sobre as tendências pedagógicas na escola. Dentre as tendências por ele apresentadas, chamou-lhe atenção as progressistas, que “são as que concebem a educação como inserida no contexto das relações sociais; abrangem a pedagogia libertadora, a pedagogia libertária e a pedagogia crítico-social dos conteúdos. De certa forma, incluem, também, as teorias
Concurso:
Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos - SP
Disciplina:
Pedagogia
Moura (2010) afirma que “A Educação de hoje precisa atender a uma clientela que exige e que também é exigida cada vez mais. Pois, o mundo está mudando e, consequentemente, a educação deve inserir-se nessa mudança a fim de não perder sua finalidade”. Partindo dessa consideração, a autora critica o trabalho pedagógico com objetivos e conteúdos pré-fixados, pré-determinados, apresentando uma sequência regular, prevista e segura, aplicando fórmulas ou regras. Para ela, é necessário um trabalho pedagógico no qual o ensino-aprendizagem se realize mediante um percurso nunca fixo, ordenado, mas que se abra para o desconhecido, para o não determinado, que tenha flexibilidade para a reformulação das metas e dos percursos à medida que as ações intencionadas evidenciam novos problemas e dúvidas. O que Moura propõe recebe o nome de