Questões de Concurso
Filtrar
277 Questões de concurso encontradas
Página 51 de 56
Questões por página:
Questões por página:
Maria do Carmo é professora das primeiras séries de uma rede municipal de ensino no Brasil. Há mais de duas décadas trabalha em uma escola da periferia de uma grande cidade e lida com as camadas populares. Para ela, a escolarização é uma possibilidade de ascensão social. Cotidianamente, a professora transmite aos seus alunos os conteúdos por ela organizados previamente. Diariamente, os alunos são obrigados a copiar para seus cadernos as tarefas do quadro negro. A professora dá especial atenção aos exercícios de casa uma vez que acredita que os mesmos contribuem para a assimilação e consolidação dos conteúdos apresentados, além de tornar os alunos mais responsáveis. A situação descrita acima revela que a professora Maria do Carmo fundamenta sua prática pedagógica em uma abordagem
Atividades de aprendizagem organizadas com a participação dos alunos com objetivo de desenvolver autonomia e criatividades neles, através da resolução de problemas e descobertas, começam a ser disseminadas em muitas escolas brasileiras.
A base teórica dessas práticas pedagógicas é
A transmissão de conteúdos selecionados criteriosamente, a preocupação em fazer os alunos anotarem em seus cadernos toda a matéria; e exercícios de casa são parte importante da prática pedagógica de uma professora do Ensino Fundamental. A prática pedagógica desenvolvida por essa professora é
Acerca das dimensões filosóficas, socioculturais e pedagógicas da relação entre educação e sociedade, julgue o item que se segue.
As concepções de educação são influenciadas pelo contexto sociocultural de cada época, gerando tendências e práticas pedagógicas distintas e adequadas à finalidade da formação humana que cada sociedade almeja.
[...] A narração, de que o educador é o sujeito, conduz os educandos à memorização mecânica do conteúdo narrado. Mais ainda, a narração os transforma em “vasilhas”, em recipientes a serem enchidos pelo educador. Quanto mais vai se enchendo os recipientes, com seus “depósitos”, tanto melhor educador será. Quanto mais se deixem docilmente encher, tanto melhores educandos serão. [...] Em lugar de comunicar-se, o educador faz “comunicados” e depósitos que os educandos, meras incidências, recebem pacientemente, memorizam e repetem. [...] FREIRE, P. Pedagogia do oprimido,17ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.1987, p.33. Disponível em: <http://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/paulofreire/paulo_freire_pedagogia_do_oprimido.pdf>. Acesso em: 18 set.2016.
O termo “concepção bancária de educação” refere-se à pedagogia
O termo “concepção bancária de educação” refere-se à pedagogia