Questões de Concurso
Filtrar
291 Questões de concurso encontradas
Página 8 de 59
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Fundação InoversaSul - SC
Disciplina:
Pedagogia
Julgue o seguinte item, referente às tendências pedagógicas na prática escolar.
O pensamento escolanovista atribui ao centro da ação pedagógica o sujeito em processo de aprendizagem.
Concurso:
Fundação InoversaSul - SC
Disciplina:
Pedagogia
Julgue o seguinte item, referente às tendências pedagógicas na prática escolar.
A escola nova diverge de forma radical da teoria histórico-crítica no que se refere à centralidade do aluno no processo educativo e aos objetivos da educação formal.
Concurso:
Prefeitura de Macaé - RJ
Disciplina:
Pedagogia
Leia o trecho a seguir.
O professor desempenha o papel ativo de transmissor. Compartilha suas experiências. Dá e o aluno recebe. O aluno aplicado capta a estrutura de fatos ou ideias. Se o aluno não for ágil, o professor o impressiona com os fatos, incute nele as ideias, ou inculca o bom gosto e o gosto de ap
render. Adaptado de: SKINNER, B. F. Tecnologia do ensino. São Paulo, EDUSP.1972, p.2.
A tendência pedagógica descrita no trecho é a(o)
O professor desempenha o papel ativo de transmissor. Compartilha suas experiências. Dá e o aluno recebe. O aluno aplicado capta a estrutura de fatos ou ideias. Se o aluno não for ágil, o professor o impressiona com os fatos, incute nele as ideias, ou inculca o bom gosto e o gosto de ap
render. Adaptado de: SKINNER, B. F. Tecnologia do ensino. São Paulo, EDUSP.1972, p.2.
A tendência pedagógica descrita no trecho é a(o)
Concurso:
Prefeitura de Japonvar - MG
Disciplina:
Pedagogia
A respeito das tendências pedagógicas na prática escolar, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) A tendência pedagógica tradicional caracteriza-se por um ensino centrado no professor, em que o aluno é considerado um receptor passivo de informações.
( ) O planejamento da prática docente, na perspectiva crítica, deve promover uma educação voltada para a transformação social, incentivando a reflexão crítica dos alunos sobre a realidade em que vivem.
( ) O conteúdo que deve ser ensinado, na tendência pedagógica crítico-social dos conteúdos, é considerado neutro, desconsiderando as experiências de vida dos alunos e das suas realidades sociais.
( ) A pedagogia histórico-crítica reforça uma visão utilitarista da educação, em que o conhecimento é medido apenas pela sua aplicabilidade imediata e pela sua contribuição para a produtividade econômica.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
( ) A tendência pedagógica tradicional caracteriza-se por um ensino centrado no professor, em que o aluno é considerado um receptor passivo de informações.
( ) O planejamento da prática docente, na perspectiva crítica, deve promover uma educação voltada para a transformação social, incentivando a reflexão crítica dos alunos sobre a realidade em que vivem.
( ) O conteúdo que deve ser ensinado, na tendência pedagógica crítico-social dos conteúdos, é considerado neutro, desconsiderando as experiências de vida dos alunos e das suas realidades sociais.
( ) A pedagogia histórico-crítica reforça uma visão utilitarista da educação, em que o conhecimento é medido apenas pela sua aplicabilidade imediata e pela sua contribuição para a produtividade econômica.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
Concurso:
Prefeitura de Cruz Alta - RS
Disciplina:
Pedagogia
Considerando as características das tendências pedagógicas brasileiras, na tendência “Crítico-Social dos Conteúdos”, o professor: