Filtrar


Questões por página:
Considere que um elemento “X”, que possui número atômico 83 e número de massa 210, emitiu 2 partículas alfa e 1 partícula beta. Assinale, a seguir, o número atômico e o número de massa, respectivamente, ao final da emissão destas partículas.
Questão Anulada
Assinale, a seguir, a fração mássica correspondente ao elemento Hidrogênio no paracetamol.
Imagem associada para resolução da questão
mostrar texto associado
Desde os primórdios, os químicos são responsáveis pela evolução do conceito de periodicidade química. O alemão Lothar Meyer e o russo Dmitri Mendeleev fizeram mais do que quaisquer outros, posicionando-a sobre um firme fundamento experimental. Trabalhando independentemente, eles descobriram a lei periódica e publicaram a tabela periódica dos elementos. Sobre a tabela periódica, é INCORRETO afirmar que:
mostrar texto associado

Moléculas de lítio não existem no estado líquido ou sólido, mas, sem dúvida, as moléculas diatômicas são encontradas no lítio gasoso. A energia de ligação do Li2 é 105 kJ/mol.

Imagem associada para resolução da questão

Sobre o diagrama de população da camada de valência do MO para Li2, analise as afirmativas a seguir.

I. A ordem de ligação é 1/2.

II. A configuração eletrônica de Li2 pode ser escrita como KK (σs)2 .

III. A energia de ligação do Li2 é menor do que H2 porque há uma blindagem do núcleo pela camada K completa de cada átomo.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

A tabela periódica é a mais importante ferramenta que os químicos utilizam para organizar e lembrar fatos químicos. A descoberta de novos elementos químicos tem sido um processo de avanço desde os tempos da antiguidade. A maioria dos elementos, apesar de estáveis, está vastamente dispersa na natureza e incorporada em grande número de compostos. De acordo com as propriedades periódicas dos elementos, analise as afirmativas a seguir. I. As afinidades eletrônicas do Be e do Mg são positivas pela mesma razão; o elétron adicionado estaria localizado em um subnível p anteriormente vazio que é de mais alta energia. II. O aumento na energia de ionização do berílio ao boro ocorre porque os elétrons no orbital preenchido 2 s são mais eficientes em blindar os elétrons no subnível 2 p do que são em se blindarem. III. A energia necessária para remover um elétron de um nível mais externo depende tanto da carga nuclear efetiva quanto da distância média do elétron ao núcleo. Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)