Filtrar


Questões por página:
O Índio e o Tálio são os elementos naturais mais pesados do grupo 13 da classificação periódica. O Alumínio é o elemento mais conhecido e abundante deste grupo, tendo suas propriedades químicas dominadas pelo estado de oxidação +3, ou seja, forma o íon Al 3+. Entretanto, o Índio e o Tálio apresentam frequentemente o estado de oxidação +1. A tendência a formar íons com carga duas unidades menor que a usual para o grupo também é verificada entre os elementos mais pesados dos grupos 14 e 15, sendo conhecida pelo nome de:
Dentre as exceções à regra do octeto, podemos citar exemplos de moléculas com número ímpar de elétrons (A), moléculas deficientes em elétrons (B) e moléculas com expansão de octeto (C). Assinale a alternativa em que aparecem moléculas dos tipos (A), (B) e (C), respectivamente.

Na figura abaixo, podemos observar o ponto de ebulição dos elementos da família 16 da tabela periódica, ligados ao hidrogênio. Um comportamento excepcional da água é notado, comparando-se seu ponto de ebulição com o das substâncias moleculares do restante do grupo.

De acordo com a análise do gráfico acima, é CORRETO afirmar:

Uma técnica usada em laboratórios químicos é a determinação das fórmulas empíricas (mínimas) pela análise por combustão. Nesse processo, queima-se uma amostra em um tubo por onde passa um fluxo abundante de oxigênio, sendo todo o hidrogênio do composto convertido em água e todo o carbono convertido em dióxido de carbono. O equipamento utilizado é representado pela figura a seguir.

Na análise por combustão de 6,0 g de um hidrocarboneto recém-sintetizado foi determinada a massa de 17,6 g de dióxido de carbono e 10,8 g de água. A fórmula empírica desse composto é: Dados: Massas Molares: H = 1g.mol–1 C = 12g.mol–1 O=16g.mol–1
O posicionamento dos metaloides entre os metais e os não-metais é o nosso primeiro exemplo das tendências na variação das propriedades quando nos deslocamos na tabela periódica. Frequentemente veremos que, à medida que mudamos de posição em um período ou em um grupo, as propriedades físicas e químicas variam de modo mais ou menos regular. Há poucas variações abruptas nas características dos elementos quando nos deslocamos horizontalmente ao longo de um período ou verticalmente através de um grupo. (Brady, J.; Senese, F. Química a matéria e suas transformações Vol 1,5ª Ed. Rio de janeiro: LTC.2009) Com relação aos raios dos átomos, analise as afirmativas a seguir. I. O raio do ferro é menor que o raio do potássio. II. O raio do paládio é maior que o raio do níquel. III. O raio do manganês e maior que o raio do estrôncio Está correto o que se afirma em