Filtrar


Questões por página:
O avanço da tecnologia nos levou a tecnologias como o LED (diodos emissores de luz) ou laser. Esses esforços foram conseguidos graças ao aperfeiçoamento dos modelos atômicos, principalmente ao modelo atômico oriundo da mecânica quântica. Porém, mesmo distante em suas concepções, os modelos atômicos de Bohr e o modelo quântico possuem semelhanças. Sob essa perspectiva, analise as afirmativas a seguir.
I. Em ambos os modelos, os elétrons encontram-se em órbitas circulares, em um raio fixo. II. Ambos os modelos, os elétrons são vistos como ondas, ao invés de partículas. III. Em ambos os modelos, a energia de um elétron é quantizada, ou seja, ele pode receber ou emitir determinados valores "permitidos". IV. No modelo de Bohr, o elétron é visto como partícula, no modelo quântico, como onda. V. A energia dos elétrons e suas posições nos orbitais podem ser descritas com a equação de onda Schrödinger.
Estão corretas as afirmativas:
O século XX nos trouxe grandes descobertas sobre o conhecimento atômico. Neste período, foram criadas bombas atômicas. Foi também neste século que através da energia nuclear foi gerada a eletricidade e ainda, nesta época, foi estruturado um modelo de átomo que ainda é a base da teoria atômica moderna. Sem dúvida, quanto mais o homem avança no conhecimento do mundo subatômico, mais o avanço tecnológico se torna uma realidade. Historicamente, porém, até chegarmos ao que hoje conhecemos por modelo atômico atual, muitos estudos e pesquisas foram realizados ao longo de séculos. Foi, no entanto, no final do século XIX, que alguns experimentos contribuíram de forma significativa para a evolução do modelo atômico. Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo.
I. O físico inglês J. J. Thomson, em 1887, mostrou que as partículas em raio catódico são carregadas negativamente e ele provou esta afirmação mostrando que o raio pode ser desviado se passar entre placas de metais carregados opostamente em um tudo de Crookes. Segundo suas pesquisas, a direção do desvio para a placa carregada positivamente, mostra que as partículas do raio catódico carregam uma carga elétrica negativa.
II. Segundo os pesquisadores dos modelos atômicos, foi no ano de 1908, que Robert Millikan, um físico americano realizou, um clássico experimento, que foi capaz de determinar a magnitude da carga negativa do elétron. Millikan acreditava que os raios x chocavam-se com os elétrons das moléculas do ar que circundavam as gotículas de óleo e que as gotículas poderiam captar estes elétrons. Através de seus experimentos, Milikan foi assim capaz de mostrar que todos os elétrons são idênticos, isto é, todos têm a mesma massa e carga.
III. Embora para a maioria dos cientistas da época o fato do átomo ser constituído por uma parte carregada positivamente e por alguns elétrons, em 1890, isto ainda não era totalmente claro. Em 1898, que J. J. Thomson sugeriu que um átomo poderia ser uma esfera carregada positivamente na qual alguns elétrons estão incrustados. Segundo ele, isto levaria a uma impossível remoção de elétrons dos átomos.
Estão corretas as afirmativas:
Desde o início do século XX ficou claro que a mecânica clássica não seria capaz de explicar a estrutura interna dos átomos. Novas leis precisaram ser desenvolvidas e ficaram conhecidas como mecânica quântica.
A partir dessas novas leis foi possível determinar a(o)
Bohr desenvolveu seu modelo atômico adotando duas premissas:
1. A quantização do momento angular.2. O equilíbrio mecânico atingido pela igualdade dos módulos das forças elétrica (de atração do elétron ao núcleo) e centrípeta (do movimento circular do elétron em torno do núcleo).
Dessa forma, ele desenvolveu uma expressão para a energia que depende de um número quântico, n, que indica o nível de energia eletrônica e determina o raio.
A esse respeito, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) O modelo atômico de Bohr permitiu descrever com sucesso o raio do movimento circular do elétron em torno do núcleo de hidrogênio no estado fundamental. ( ) O modelo atômico de Bohr permitiu descrever com sucesso a diferença de energia entre dois níveis eletrônicos do átomo de hidrogênio. ( ) O modelo atômico de Bohr permitiu descrever com sucesso o comprimento de onda associado a excitações eletrônicas em átomos de qualquer número atômico.
As afirmativas são, respectivamente,
Baseando-se em trabalhos realizados por Planck e Einstein, De Broglie propôs que o elétron apresenta um comportamento dual, isto é, partícula-onda. Heisenberg demonstrou, usando os conceitos quânticos, que é impossível de terminar simultaneamente, com absoluta precisão, a velocidade e a posição de um elétron em um átomo. De acordo com esse princípio, não se pode dizer que existe uma órbita definida para o elétron. O mais adequado é considerar que existam regiões denominadas: