Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado

Moléculas de lítio não existem no estado líquido ou sólido, mas, sem dúvida, as moléculas diatômicas são encontradas no lítio gasoso. A energia de ligação do Li2 é 105 kJ/mol.

Imagem associada para resolução da questão

Sobre o diagrama de população da camada de valência do MO para Li2, analise as afirmativas a seguir.

I. A ordem de ligação é 1/2.

II. A configuração eletrônica de Li2 pode ser escrita como KK (σs)2 .

III. A energia de ligação do Li2 é menor do que H2 porque há uma blindagem do núcleo pela camada K completa de cada átomo.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Metais pirofóricos, como sódio (Na), zinco (Zn), magnésio (Mg), potássio (K), bário (Ba), cálcio (Ca), alumínio (Al), zircônio (Zr) e titânio (Ti), podem sofrer ignição instantânea ao entrarem em contato com umidade ou oxigênio e causar incêndios classificados como de classe D. Portanto esses metais devem ser estocados em atmosfera inerte ou em óleos minerais. O potássio, por exemplo, reage explosivamente com água, devido à liberação de hidrogênio. O bário, ao ser queimado, forma chamas coloridas de altíssimas temperaturas. As equações químicas não balanceadas, apresentadas a seguir, ilustram esses processos. K( s) + H2O( l) → KOH( aq) + H2(g) Ba(s) + O2(g) → BaO(s)

Para combater a classe de incêndios gerados por esses materiais, deve-se empregar um extintor de pó químico elaborado à base de cloreto de sódio (NaCl).

Considerando o texto acima e os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue os itens a seguir, utilizando, caso necessário, a tabela periódica inserida no final deste caderno de provas.

A concepção de átomo proposta por Rutherford permite explicar a coloração da chama emitida no processo de combustão do bário.

A respeito da matéria e de sua constituição química, julgue o item a seguir.


De acordo com o modelo atômico de Rutherford, os átomos são constituídos de elétrons, prótons e nêutrons.

A respeito da matéria e de sua constituição química, julgue o item a seguir.


Elemento químico pode ser considerado um conceito teórico, por ser definido como tipo de átomos, também definido por um número atômico.

Ernest Rutherford (1871-1937) foi quem descobriu que, se um núcleo radioativo se desintegra emitindo uma partícula α ou β, o núcleo resultante é, em regra, também radioativo e, mais cedo ou mais tarde, acaba expulsando alguma partícula para converter- se em outro núcleo, e assim por diante, até terminar num núcleo estável, isto é, não radioativo. Considere o nuclídeo urânio-238 que, após uma série de emissões, transforma-se no chumbo-206. A quantidade de partículas alfa e beta emitidas nesta série radioativa é, respectivamente, igual a: