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Disciplina:
Administração Geral
O Diretor de Gestão de Pessoas de uma empresa estatal ficou responsável por coordenar a implantação de um sistema de gestão por competências. Assim, há a correta correspondência entre uma das etapas ou fases da gestão por competências e a sua respectiva característica em:
Assinale a alternativa que apresenta as principais escolas da administração.
Concurso:
Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
Disciplina:
Administração Geral
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De acordo com o texto, analise as afirmativas:
I. A gestão por resultados é uma forma de gestão em que os processos são o foco;
II. Os colaboradores do nível operacional na gestão de resultados são os responsáveis pelos resultados;
III. As unidades de negócio na gestão por resultados devem ser integradas, objetivando elevar o desempenho organizacional;
IV. A gestão por resultados é uma forma de gestão em que a ênfase está nos resultados alcançados.
Sobre a gestão por resultados, assinale a alternativa que representa APENAS as afirmações CORRETAS:
I. A gestão por resultados é uma forma de gestão em que os processos são o foco;
II. Os colaboradores do nível operacional na gestão de resultados são os responsáveis pelos resultados;
III. As unidades de negócio na gestão por resultados devem ser integradas, objetivando elevar o desempenho organizacional;
IV. A gestão por resultados é uma forma de gestão em que a ênfase está nos resultados alcançados.
Sobre a gestão por resultados, assinale a alternativa que representa APENAS as afirmações CORRETAS:
Disciplina:
Administração Geral
Leia as situações a seguir.
Situação 1: Bernardo sempre foi um servidor público exemplar. Porém, recentemente começou a faltar com muita frequência, com justificativas evasivas. Seu superior imediato, ao perceber a situação, conversou com Bernardo e concluiu que o que poderia estar causando aquela atitude era a falta de adequação entre o trabalho e as habilidades do servidor. Bernardo já tinha mestrado, mas seu cargo era de nível médio, ou seja, a natureza e a complexidade das atividades requeridas dele eram limitadas em relação à sua capacidade.
Situação 2: Isabela fez uma mudança no setor que coordena: propôs uma comunicação mais informal e flexível no lugar da comunicação extremamente formal que sempre caracterizara o setor. Em conversa com os funcionários, percebeu que a satisfação geral aumentou pela liberdade, agilidade e facilidade gerada pelo novo formato de comunicação.
Situação 3: Melina foi aprovada como administradora em uma universidade federal. No dia anterior a uma entrevista com a área de gestão de pessoas para avaliar qual setor seria o mais adequado a ela, conversou com uma amiga que já trabalhava na mesma universidade. A amiga alertou que Melina tentasse fugir de um determinado setor, pois ninguém conseguia ficar por muito tempo lá, tendo em vista que a competitividade era um valor muito compartilhado pelos coordenadores e por alguns servidores mais antigos.
Com base no tema “comportamento organizacional”, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Na situação 1, pode-se afirmar que o absenteísmo é uma variável dependente do comportamento organizacional e as habilidades, uma variável independente no nível do indivíduo.
II. Na situação 2, pode-se afirmar que a comunicação é uma variável dependente do comportamento organizacional e a satisfação no trabalho, uma variável independente no nível do grupo.
III. Na situação 3, pode-se afirmar que a cultura organizacional é uma variável dependente do comportamento organizacional e a rotatividade no trabalho, uma variável independente no nível do sistema organizacional.
Situação 1: Bernardo sempre foi um servidor público exemplar. Porém, recentemente começou a faltar com muita frequência, com justificativas evasivas. Seu superior imediato, ao perceber a situação, conversou com Bernardo e concluiu que o que poderia estar causando aquela atitude era a falta de adequação entre o trabalho e as habilidades do servidor. Bernardo já tinha mestrado, mas seu cargo era de nível médio, ou seja, a natureza e a complexidade das atividades requeridas dele eram limitadas em relação à sua capacidade.
Situação 2: Isabela fez uma mudança no setor que coordena: propôs uma comunicação mais informal e flexível no lugar da comunicação extremamente formal que sempre caracterizara o setor. Em conversa com os funcionários, percebeu que a satisfação geral aumentou pela liberdade, agilidade e facilidade gerada pelo novo formato de comunicação.
Situação 3: Melina foi aprovada como administradora em uma universidade federal. No dia anterior a uma entrevista com a área de gestão de pessoas para avaliar qual setor seria o mais adequado a ela, conversou com uma amiga que já trabalhava na mesma universidade. A amiga alertou que Melina tentasse fugir de um determinado setor, pois ninguém conseguia ficar por muito tempo lá, tendo em vista que a competitividade era um valor muito compartilhado pelos coordenadores e por alguns servidores mais antigos.
Com base no tema “comportamento organizacional”, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Na situação 1, pode-se afirmar que o absenteísmo é uma variável dependente do comportamento organizacional e as habilidades, uma variável independente no nível do indivíduo.
II. Na situação 2, pode-se afirmar que a comunicação é uma variável dependente do comportamento organizacional e a satisfação no trabalho, uma variável independente no nível do grupo.
III. Na situação 3, pode-se afirmar que a cultura organizacional é uma variável dependente do comportamento organizacional e a rotatividade no trabalho, uma variável independente no nível do sistema organizacional.
Concurso:
Universidade Federal do Tocantins - UFT
Disciplina:
Administração Geral
Existem muitas teorias sobre motivação nas organizações. Uma delas é a teoria dos dois fatores, de Herzberg, que define e diferencia os fatores motivacionais dos fatores higiênicos. Assinale a alternativa a seguir que NÃO seja um fator higiênico.