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Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, um exemplo de cada um dos tipos.
Um dos principais desafios para a compreensão e gestão do comportamento organizacional reside no estudo da motivação para o trabalho e o alcance dos objetivos organizacionais.
Considerando as contribuições teóricas sobre motivação, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Com base na teoria dos quatro impulsos, focada no conteúdo da motivação, podemos afirmar que todos temos impulsos proativos e reativos que definem nossas emoções e impedem que elas sejam racionalmente trabalhadas para a motivação e o foco em objetivos.
( ) A teoria da equidade está baseada na premissa de que as pessoas comparam a relação entre esforços e recompensas e esperam que haja o mesmo tratamento para todos neste aspecto. De acordo com esta teoria, a percepção da equidade no ambiente de trabalho é um elemento decisivo para a motivação e o comprometimento com os objetivos organizacionais.
( ) Na teoria da hierarquia de necessidades de Maslow, a principal fonte de motivação é o suprimento da próxima necessidade na hierarquia que, por sua vez, parte das necessidades fisiológicas, de segurança, de pertencimento, de estima e, finalmente, de autorrealização.
As afirmativas são, respectivamente,
As atividades de controle nas organizações podem assumir muitas formas, e os sistemas de informação desempenham importante papel no controle organizacional básico. Representam formas específicas de controle financeiro através de sistemas de informação:
I. Controle orçamentário.
Il. Auditoria.
III. Precificação de produtos.
IV. Gerenciamento de contratos.
V. Análise de rentabilidade e controle de custos.
Quais estão corretas?
A respeito das mudanças organizacionais, julgue o item a seguir.
As mudanças organizacionais fornecem sensação de segurança aos membros da empresa, uma vez que visam o aumento de produtividade e asseguram a sobrevivência da organização.
A respeito das mudanças organizacionais, julgue o item a seguir.
É possível observar pelo menos dois tipos de mudanças: as que alteram apenas alguns aspectos da organização, promovendo pequenos e contínuos ajustes em ambientes mais estáveis; e as grandes alterações, que rompem padrões anteriores e atingem a organização como um todo.