Filtrar


Questões por página:
Considere a curva de demanda agregada AD estabelecendo uma relação entre nível de preços e a demanda total de uma economia sem relações com o exterior. Em presença de inflação, quais efeitos, dentre os listados abaixo, devem ocorrer? I) A oferta monetária real diminui. II) A tributação total se reduz. III) A taxa de juros aumenta. IV) O produto cresce. V) O investimento diminui.
A mensuração dos agregados econômicos é fundamental para a avaliação do desempenho da economia e para a formulação das políticas fiscal e monetária. A diferença entre o Produto Interno Bruto (PIB) e o Produto Nacional Bruto (PNB) deve-se a qual item abaixo indicado?
Admita a função IS em uma economia fechada na qual o investimento agregado I, o gasto público G e a tributação T sejam constantes. Suponha também que a população adote a função consumo C = Co + c(Y − T), onde Co é o consumo autônomo, c a propensão marginal a consumir e Y − T a renda disponível. Todos então resolvem poupar mais, reduzindo o consumo autônomo Co, mantendo inalterada, porém, a propensão a consumir. Nessa hipótese, marque a opção que engloba as alternativas corretas, considerando o equilíbrio final da economia: I) O produto de equilíbrio Y diminui. II) O consumo agregado C não se altera. III) A poupança agregada S aumenta. IV) O consumo agregado C diminui. V) A poupança agregada S não se altera.
Se Y indica a renda agregada, C os gastos em consumo, I o investimento, S a poupança, G a despesa pública, T a tributação, c a propensão marginal a consumir e d a propensão marginal a investir, então as exportações líquidas NX de um país são equivalentes à soma de quais itens relacionados a seguir? I) S − I II) c (Y − T) III) C + dY IV) T − G V) G − T
Considere M o volume dos meios de pagamento na economia. Tendo-se a moeda em poder do público C dada por C = cM, o total de depósitos à vista D será fornecido pela expressão D = dM, em que c + d = 1. Além disso, os bancos retêm uma fração r dos seus depósitos à vista na forma de reservas, tanto voluntárias quanto na forma de encaixes compulsórios junto ao Banco Central. Sabendo-se então que a Base Monetária B compreende a moeda em poder do público mais as reservas bancárias, o multiplicador monetário m que determina o total dos meios de pagamento M em relação à B, isto é, M = mB, será igual a: