Filtrar


Questões por página:

Sobre as curvas de indiferença, analise as afirmativas a seguir:


I- O efeito substituição compreende a alteração do consumo que decorre do deslocamento do consumidor para uma curva de indiferença superior ou inferior quando o preço de um bem varia.

II- O efeito renda compreende a alteração do consumo que ocorre quando uma variação no preço do bem desloca o consumidor ao longo de uma curva de indiferença até um ponto com uma nova taxa marginal de substituição.

III- No caso dos bens substitutos perfeitos, as curvas de indiferença compreendem linhas retas, uma vez que a taxa marginal de substituição é constante.

IV- As curvas de indiferença mais elevadas são as mais preferidas, sendo que verdade que duas curvas de indiferença nunca se cruzam.


Estão CORRETAS as afirmativas:

O valor que um comprador se dispõe a pagar por um bem menos a quantia que realmente paga por ele é um conceito que expõe a definição de
A função utilidade e as preferências do consumidor têm papéis fundamentais por apresentar características que baseiam a discussão na microeconomia do consumidor. Marque a alternativa que apresenta uma dessas características (considere consumidores racionais).
João vive sozinho e almoça todos os dias num restaurante modesto próximo de sua residência, exceto domingo, quando vai a um restaurante mais sofisticado. Quando o restaurante modesto resolveu aumentar os preços, não sobrou mais dinheiro para João frequentar o restaurante sofisticado. Então, João passou a frequentar o restaurante modesto também aos domingos. O restaurante modesto é, para João, um

Três indivíduos (1,2 e 3) participam de um comitê para escolher entre três candidatos (A, B e C). As preferências dos indivíduos e pelos candidatos são dadas por:

1: C ≻ B ≻ A

2: A ≻ C ≻ B

3: B ≻ A ≻ C

O processo decisório do comitê recomenda considerar as alternativas duas a duas, escolhendo o candidato vencedor por maioria simples. Dessa maneira, pode-se afirmar CORRETAMENTE que a relação de preferências do grupo: