Filtrar

Cargo:

Escolaridade:

Ano:

Banca Organizadora:

Instituição:

Modalidade:

Disciplina:

Assunto:

Teoria e Abordagem Arquivística

Questões por página:

A noção de arquivo público tem se desenvolvido em direção ao seu papel social, que pode ser materializado por meio de atividades de cunho cultural e educativo. Sobre o tema, analise os itens abaixo:

I- O desenvolvimento de ações culturais contribui para a conscientização cívica, mas não desempenha papel como transformadora das ideias estereotipadas. Apenas atua no processo de construção da informação.

II- A ação cultural possui como pontos essenciais o estabelecimento do diálogo, a conscientização e a transformação dos indivíduos e das estruturas sociais.

III- O arquivo, enquanto instituição e fonte de informação, se apresenta como patrimônio cultural da sociedade brasileira, visto que constitui local de memória, além de ter sob sua custódia, não só documentos administrativos, mas também obras literárias e produções científicas, entre outros registros informacionais.

IV- O arquivo é uma fonte educativa, ao aproximar estudantes a partir de programas sistemáticos de trabalho conjunto com escolas.

Estão CORRETOS:

O setor de pessoal de uma rede de lojas de departamentos abriga um conjunto documental referente às suas atividades.


Dentre os documentos que fazem parte desse conjunto, um é considerado arquivístico, sendo constituído por

De acordo com a destinação final, após o arquivo intermediário, os documentos relativos à criação e atuação de órgãos colegiados e os documentos relativos à oferta de serviços de refeitórios, cantinas e copas devem ser, respectivamente,
Os documentos que dizem respeito a “Inventário de material permanente” devem ser classificados na seguinte subclasse do Código de Classificação de documentos relativos às atividades-meio do Poder Executivo Federal:
Os documentos oriundos de estágios anteriores, nos arquivos correntes e nos intermediários, são recebidos nos arquivos permanentes ordenados