Filtrar


Questões por página:
Com base nas visões clássica e keynesiana quanto ao papel do Estado como agente de desenvolvimento econômico responda se as afirmativas são verdadeiras ou falsas:
I. Na visão de Adam Smith, as legislações favoráveis ao capital, ao aperfeiçoamento da mão de obra e à segurança dos negócios estimulam a economia. Mas as intervenções do Estado deveriam limitar-se à regulamentação da concorrência e aos gastos com educação, saúde e segurança pública.

II. Keynes defendia que, em períodos de depressão, o governo poderia gerar emprego pela política fiscal (gastos públicos, tributação) e pela política monetária (emissão de moeda, taxa de juro).

III. Para Keynes, com o auxílio das políticas monetária, fiscal, cambial, etc., o governo age sobre as expectativas dos agentes econômicos, influenciando, direta e indiretamente, o nível do investimento e do emprego.
As afirmativas I, II e III são, respectivamente:
mostrar texto associado
Em uma economia hipotética, cuja propensão marginal a consumir seja igual a 0,6, se o governo ampliar o crédito de tal forma que o consumo aumente em R$ 1 bilhão, o produto dessa economia aumentará em R$ 2,5 bilhões

Um modelo keynesiano simples é representado pelas funções a seguir:

C = 100 + 0,8 Yd
G = T = 200
I = 150

Onde:

C = consumo das famílias
G = gastos do governo
T = tributação

Na renda de equilíbrio, é observada a ocorrência de um hiato deflacionário de 200 e consequente desemprego involuntário da mão de obra. Para que seja alcançada a renda de equilíbrio de pleno emprego nesse modelo, tudo o mais constante, o Governo deve manter a tributação em 200 e aumentar seus gastos para

Considere o seguinte Modelo Keynesiano Simples de uma economia fechada e sem governo. A Função de Consumo é dada por:

C = 10 + 0,75Y

Em que C é o consumo agregado e Y é o nível de renda da economia. Considere que o nível de investimento seja 5. Com base nessas informações, assinale a alternativa CORRETA.
Em relação à Teoria Keynesiana de determinação da renda, assinale a alternativa CORRETA.