Filtrar
484 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 97
Questões por página:
“Foi definida por Freud como uma reação paradoxal que surge no curso da análise, pois justamente quando o paciente está fazendo sensíveis progressos, é quando ele começa a piorar.” (ZIMERMAN, D.2004:103) No que diz respeito à definição acima, assinale o conceito ao qual está associada.
“Para a psicanálise, a criança está submetida ao processo de construção do Outro, Freud chamava a criança de perverso polimorfo, isto é, ainda sem uma estrutura definida, precisando da lei do Outro para recalcar e frear sua pulsão destrutiva. Assim a função paterna é fundamental e deve ser exercida por quem dela se autorizar”. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o conceito estudado por Lacan que diz respeito ao fracasso desse processo.
“A experiência de entrar em contato com as diversas partes do corpo através das mãos cuidadosas da mãe” (Coutinho,1977:101) O desenvolvimento humano é uma área importante de estudo da psicologia. Winnicott é um grande teórico dessa área e a partir da psicanálise e dos anos de experiência como pediatra deixou uma valiosa contribuição. Acerca do conceito winnicottiano acima, assinale a alternativa CORRETA.
Para a Psicologia, há diversas possibilidades para o conceito de aprendizagem, pois há diversos fatores que nos levam a apresentar um comportamento que anteriormente não apresentávamos, como o crescimento físico, descobertas, tentativa e erros, ensino, etc. São muitas as questões consideradas importantes pelos teóricos da aprendizagem e suas respostas têm originado controvérsias entre os estudiosos. Dentre estes, temos Jean Piaget, que produziu um extensa obra entre 1918 e 1980. Sobre a teoria deste autor, leia as alternativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I- Para Piaget, o ser humano, dotado de estruturas biológicas, herda uma forma de funcionamento intelectual, uma maneira de interagir com o ambiente que o leva à construção de um conjunto de significados.
II - Piaget afirma que nós temos, durante a vida, vários modos de organização dos significados, marcando, assim, diferentes estágios de desenvolvimento, sendo que, a cada estágio corresponderá um tipo de estrutura cognitiva, que possibilitará diferentes formas de interação com o meio.
III - A Inteligência é uma adaptação - é assimilação, pois incorpora dados da experiência do indivíduo e é, ao mesmo tempo, acomodação, uma vez que o sujeito modifica suas estruturas mentais para incorporar os novos elementos da experiência.
IV - Para Piaget, o homem aprende o mundo da mesma maneira em todas as etapas do desenvolvimento.