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É o processo pelo qual a aprendizagem acontece a partir do posicionamento de outro ser humano, que se coloca entre o sujeito e o objeto de conhecimento, selecionando, interpretando e ampliando os objetos. Difere da aprendizagem pela qual o aprendiz interage diretamente com o objeto de conhecimento. O conceito acima se refere à:

Na teoria sociointeracionista, as relações entre aprendizagem e desenvolvimento são fundamentais, pois o desenvolvimento é impulsionado pela aprendizagem, sendo a interação entre o meio e o indivíduo essencial para esse processo. A criança internaliza as interações com o ambiente, promovendo o desenvolvimento que se dá de fora para dentro.

(Fonte: https://https://l1nq.com/teoria-da-educacao.adaptado)


O pensamento exposto reflete a teoria de:

Elkonin e Leontiev afirmam que cada estágio de desenvolvimento da criança é caracterizado por uma relação determinada por:
Sobre desenvolvimento e aprendizagem na escola, afirma-se:

I. o processo de desenvolvimento tem seus parâmetros determinados pela herança genética.

II. a aprendizagem dos símbolos não provoca modificações estruturais importantes no funcionamento psíquico, possibilitando o desenvolvimento das funções psicológicas superiores.

III. nem toda experiência na escola, seja ela de sucesso ou de fracasso, fará parte do processo de desenvolvimento do estudante.

IV. toda aprendizagem realizada deve servir ao desenvolvimento do indivíduo, no momento presente ou no futuro.

V. a realização de certas aprendizagens pode causar a reorganização de informações previamente adquiridas.

VI. a ação pedagógica que não tem como base as possibilidades de aprendizagem e o desenvolvimento do período de formação e nem as formas de pensamento presente do educando será uma ação pedagógica com pouca probabilidade de sucesso.

Estão corretas as afirmações dos itens
A aprendizagem é um domínio de teorias psicológicas, as quais consideram os fatos biológicos, neurofisiológicos, culturais, linguísticos e históricos que tornaram possível a nossa experiência humana. Entre as mais conhecidas, destacam-se as teorias behavioristas, cognitivistas, construtivistas e da aprendizagem social. As teorias construtivistas concentram-se