Filtrar


Questões por página:
Em seu texto, SCARPA e SILVA (in CARVALHO, A org. Ensino de Ciências por investigação. São Paulo: Cengage Learning,2022) citam JORDE, para quem o ensino de Ciências por investigação deve envolver os alunos em certos tipos de atividades.
Em relação a essas atividades e suas características, avalie as afirmativas a seguir.
I. As atividades de aprendizagem devem ser baseadas em problemas autênticos. II. Devem ser feitas experimentações e atividades práticas, o que inclui a busca de informações. III. Devem ser atividades autorreguladas e envolver os alunos no exercício da comunicação e da argumentação.
Está correto o que se afirma em
O ensino-aprendizagem de Ciências deve nortear-se pela capacidade de instrumentar o aluno para melhor compreender a realidade na qual está inserido, possibilitando-lhe uma atuação consciente sobre ela.
Com relação às habilidades que levariam a esta instrumentalização, segundo Delizoicov e Angotti (1994), algumas são próprias das disciplinas de Ciências Naturais e, portanto, devem ser desenvolvidas com maior empenho nessas aulas. Dentre elas, destaca-se a classificação, habilidade que
mostrar texto associado
Com relação à atividade descrita, para que seja consistente em relação à BNCC, o professor de Ciências deve apresentar a seguinte justificativa:
Em seu artigo para tornar o ensino de Química mais atraente, o professor doutor, Airton Marques da Silva (2011), apresenta propostas, feitas a partir de pesquisas científicas de outros professores e pesquisadores, o que pode ser feito para colaborar com o professor de Química, indagando-o e salientando a mudança na postura em sala de aula, fazendo com que o aluno esteja mais interessado e compreenda melhor os conteúdos ensinados. NÃO configura uma proposta para a mudança do ensino de Química, tornando-o mais agradável e atraente:

“Segundo Libâneo (2013), ‘para desenvolver o pensamento independente e criativo não é suficiente o conhecimento do tema, mas é necessário o ensino de habilidades e capacidades, isto é, os métodos de adquirir e aplicar os conhecimentos’. Também os PCNEM (Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio) propõem que o sentido de aprendizagem na área propicie um aprendizado útil à vida e ao trabalho, no qual as informações, o conhecimento, as competências, as habilidades e os valores desenvolvidos sejam instrumentos reais de percepção, satisfação, interpretação, julgamento, atuação, desenvolvimento pessoal ou de aprendizado permanente, evitando tópicos cujos sentidos só possam ser compreendidos em outra etapa de escolaridade.”

(PCNEM,2000.)


A análise do trecho anterior nos ajuda a inferir que a prática educativa do professor de Biologia deverá exercer uma didática e uma metodologia que: