Filtrar


Questões por página:

Sobre as unidades temáticas do componente curricular de Geografia na BNCC, analisar os itens abaixo:

I. Território e diversidade cultural.

II. O sujeito e seu lugar no mundo.

III. Conexões e escalas.

IV. Mundo do trabalho.

Estão CORRETOS:

Existem diversas maneiras de se estudar e delimitar uma unidade de paisagem geográfica. O mais importante é estabelecer critérios e compreender a interdependência de todos os elementos que a integram. Sobre as etapas para um estudo da paisagem geográfica, analisar os itens abaixo:

I. Definição somente da escala temporal de abordagem.
II. Caracterização da estrutura geológica, geomorfológica e pedológica: identificar problemas de erosão e usos do solo.
III. Caracterização climática: temperaturas médias, ocorrência de chuvas e ventos ao longo do ano e alterações observadas nos últimos anos.
IV. Identificar ecossistemas existentes.

Estão CORRETOS:
“É um obstáculo à formação docente a afirmação de que, para ensinar, basta saber o conteúdo a ser ensinado, uma vez que desconsidera outros tipos de saber próprios da docência. Essa afirmação, no entanto, não pode levar a inferências sobre a relatividade desse tipo de conhecimento, pois, se é verdade que ele não é suficiente para o trabalho docente, também é verdade que ele é condição mínima.”(CAVALCANTI, Lana de Souza. O ensino de geografia na escola. São Paulo: Papirus,2012. p 28).
Com base no fragmento, o ensino da geografia deve obedecer principalmente a seguinte concepção:
Ao propor as orientações curriculares com temas geográficos, considera-se a importância de o aluno aprender a ler mapas, conhecer a simbologia das legendas, organizar e hierarquizar fenômenos e perceber os detalhes da relação cidade e campo em diferentes escalas geográficas. Para facilitar o aluno do ensino médio no entendimento sobre as mudanças que ocorrem em diferentes lugares é importante considerar a(s) dimensão(ões):
O que é ser professor de geografia nos dias atuais? Pergunta contida nas orientações Curriculares de Geografia para o ensino médio promove uma reflexão sobre as mudanças nas configurações do ensino da geografia. Nesse sentido, um dos papéis principais dos professores de geografia no ensino médio é: