Filtrar


Questões por página:
A Pedagogia é a teoria e a prática da educação, e sendo a educação e desta tendo a Didática como parte do processo de educar. O professor, normalmente, é o responsável por criar maneiras de seus alunos acessarem o saber escolar, além de gerenciar de que forma eles irão participar do processo de ensino – aprendizagem. Sobre o processo didático do ensino de história, fundamentos, funções e teorias pedagógicas que substanciam o processo didático, marque a alternativa incorreta:
Visualizar Questão Comentada
O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental, de acordo com a BNCC, deve promover:
No Brasil, a partir da implantação do regime republicano e do direito de voto aos alfabetizados, houve, nas primeiras décadas do século XX, uma preocupação em garantir que os novos programas curriculares criassem uma identidade nacional. Para isto, o ensino de história deveria:
Visualizar Questão Comentada
Sobre Metodologias do Ensino de História, leia o texto seguinte:
Narrativas diferentes sobre o mesmo tema Tema: A história da minha cidade.
Primeiro passo: A criança conta a história da sua cidade. Pode ser aquela que ela sabe ou pode ser uma história imaginada.
Segundo passo: Conhecimento histórico: narrativa historiográfica: o professor escolhe um texto de um livro didático e documentos históricos e constrói junto com os alunos uma segunda narrativa.
Terceiro passo: O professor pede para que a criança entreviste alguém sobre a história da cidade construindo uma terceira narrativa. Diferenças nas narrativas: a criança é convidada a ler e refletir sobre as narrativas construídas. Terá que fazer um exercício de perceber no que as narrativas se diferenciam e naquilo que se aproximam e como os autores chegaram a suas conclusões.
Quarto passo: A partir das três narrativas, a criança constrói uma nova narrativa sobre a história da cidade, complementando, justificando, deduzindo como os autores construíram suas narrativas.
Fonte: História: ensino fundamental / Coordenação Margarida Maria Dias de Oliveira. - Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica,201 O, p.31.
Após a leitura do texto, marque a alternativa errada.
Todas as alternativas estão corretas em relação à aquisição dos conceitos históricos para o ensino e aprendizagem da história, exceto:
Visualizar Questão Comentada