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Em uma aula de história, qual a melhor estratégia para o professor promover a inclusão de um aluno com baixa visão?

Leia com atenção:

I- Início do Período Pombalino: mudança nos padrões de educação que até então eram impostos pelos jesuítas. Neste período a educação ficou estagnada;

II- Com a chegada da Família Real Portuguesa, são fundadas a Escola de Medicina da Bahia (em Salvador) e a do Rio de Janeiro (atual Faculdade Nacional de Medicina da UFRJ);

III- Lançada a primeira Constituição brasileira: trazia também medidas referentes à educação.

A ordem cronológica dos eventos acima é:

Atualmente, ensinar História e Cultura Afro-brasileiras e africanas não é mais uma questão de vontade própria dos professores. Embasado pela Lei nº 10.639/03 – História e Cultura Afro Brasileira e Africana, o ensino deste tema tornou-se obrigatório nas escolas.
A respeito dessa lei, marque a alternativa correta:

É consensual a importância da história nas sociedades contemporâneas. Não por outra razão, a presença da disciplina nas diversas etapas da educação básica desempenha múltiplos papéis, entre os quais o de sua indiscutível potencialidade na formação dos estudantes. Nessa perspectiva, julgue o item a seguir, relativo às diversas formas de contribuição que o estudo da história pode oferecer aos alunos.


A assimilação dos conteúdos por parte dos alunos é bastante facilitada quando o professor faz constantes julgamentos de valor sobre personagens e fatos históricos.

É consensual a importância da história nas sociedades contemporâneas. Não por outra razão, a presença da disciplina nas diversas etapas da educação básica desempenha múltiplos papéis, entre os quais o de sua indiscutível potencialidade na formação dos estudantes. Nessa perspectiva, julgue o item a seguir, relativo às diversas formas de contribuição que o estudo da história pode oferecer aos alunos.


No atual estágio de desenvolvimento da ciência histórica e graças ao aparato didático‐pedagógico hoje existente, torna‐se inaceitável a exposição oral de conteúdos pelo professor em sala de aula.