Filtrar
37 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 8
Questões por página:
I. A mudança do perfil catequético do componente curricular de Ensino Religioso está ligada a elaboração das leis e documentos norteadores da educação, especialmente a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular.
II. A metodologia para o componente curricular de Ensino Religioso está preocupada com o respeito à laicidade do Estado, as liberdades religiosas, os diálogos com as temáticas socioculturais regionais e nacionais.
III. A metodologia para o Ensino Religioso deve se valer de um processo educacional inclusivo, com valorização dos conhecimentos prévios dos estudantes, do seu cotidiano e dos debates plurais.
Está CORRETO o que se afirma em
Com base na análise do texto, assinale a alternativa CORRETA.
( ) As escolas privadas confessionais não necessitam seguir as orientações educacionais sobre o respeito à diversidade e pluralidade religiosa.
( ) Os debates desenvolvidos no componente curricular sobre o Ensino Religioso são fundamentais para a promoção do respeito e a construção de alteridades.
( ) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional garante total liberdade às escolas confessionais para elaboração dos seus conteúdos sobre o Ensino Religioso.
( ) Os diálogos educacionais no componente curricular de Ensino Religioso também devem refletir o cotidiano dos discentes e dos espaços sociais em que estão inseridos.
( ) A partir de uma prática colaborativa, os debates sobre as religiões devem partir de um diálogo inclusivo e propositivo, com problematizações socioculturais sobre as diferentes devoções e práticas.
Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.
I. O Ensino Religioso como componente curricular teve a sua origem nas instituições escolares mantidas pelo Estado, com valorização do direito da pluralidade cultural, com um sistema escolar organizado de forma independente e as igrejas com menor ou nenhuma influência nos debates escolares.
II. Como componente curricular, o Ensino Religioso passou a ser pensado a partir de orientações próximas das práticas da leitura, da escrita e dos elementos matemáticos.
III. O Ensino Religioso, como componente curricular, foi estruturado durante o período colonial brasileiro, implementado pelas ordens e congregações religiosas, especialmente os membros da Companhia de Jesus.
Está CORRETO o que se afirma em