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Freud define o trauma como um acontecimento de natureza fisiológica ou psicodinâmica do sujeito, sendo o trauma uma ocorrência de incompatibilidade com a vida ideativa, gerando confronto do ego com uma representação inconciliável, suscitando um afeto intolerável, levando o ego a adotar um mecanismo defensivo.
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Considere um protocolo de atendimento ambulatorial em Psicologia Infantil segundo o qual o primeiro atendimento à demanda é sempre realizado somente com os responsáveis. Em seguida, dá-se início ao processo de Psicoterapia Individual ambulatorial, de média complexidade, com duração de 50 minutos, cada. Ao todo, o programa prevê 30 sessões por paciente, podendo ser prorrogado por até mais 30 sessões a critério do profissional, com limite de duração de um ano de tratamento. Esse protocolo atende corretamente ao que é proposto nesse ambiente, tendo em vista que a proposta desses serviços é alcançar a melhora nos sintomas e/ou comportamentos disfuncionais.
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Lacan destaca que todo o comportamento humano como sujeito e em qualquer circunstância em que este se realize está submetido às leis da fala. Portanto, é partindo disso que Freud atribui à simbolização o papel de Lei primordial na adequação do homem, uma vez que a adequação natural é desconcertante. A construção da sociologia freudiana de totens e tabus ensina que a lei está presente desde as origens, portanto a sexualidade humana realiza-se por meio e através desta lei. Essa lei fundamental é simplesmente uma lei de simbolização. Essa é a síntese do que diz o complexo de Édipo discorrido por Freud.
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Nos achados publicados por Freud, em 1895, em “A psicoterapia da histeria”, é introduzido em sua literatura clínica o conceito de resistência. Em decorrência do achado da resistência em sua prática clínica – que impedia o uso de hipnose em vários de seus casos, bem como fato de que nem todos colaboravam espontaneamente, revelando seus conteúdos psíquicos – o método freudiano passa a transacionar do método catártico para a associação livre.
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Considere o seguinte exemplo e as teorias citadas entre parênteses: o sintoma “comer demais” revela a doença “obesidade”, que, por sua vez, pode remeter à relação de objeto e à forma do sujeito lidar com sua angústia (Psicanálise); a uma dificuldade de interpretar sinais de fome e a hábitos de saúde inadequados, associados às crenças que a pessoa possui (CognitivoComportamental); ou às relações interpessoais em que foram estabelecidos padrões disfuncionais de interação reforçados mutuamente pelo próprio indivíduo e pelo ambiente (Sistêmica). Diante desse exemplo, é possível afirmar que o sintoma possui função protetiva, sendo esse um pressuposto comum às três teorias citadas entre parênteses nas interfaces e especificidades do processo saúde-doença.