Questões de Concurso
Filtrar
613 Questões de concurso encontradas
Página 49 de 123
Questões por página:
( ) Pela perspectiva da Aprendizagem, a teoria do Behaviorismo ou teoria tradicional da aprendizagem (Pavlov, Skinner, Watson), tem como crença básica que as pessoas são respondedoras, ou seja, o meio controla o comportamento. As técnicas utilizadas nesta perspectiva são procedimentos (experimentais) rigorosos e científicos.
( ) Pela perspectiva Cognitiva, a teoria dos estágios cognitivos de Piaget, tem como crença básica as mudanças qualitativas no pensamento entre a primeira infância e a adolescência. A pessoa é um iniciador ativo do desenvolvimento. As técnicas utilizadas nesta perspectiva são entrevistas flexíveis, observações meticulosas.
( ) Pela perspectiva Psicanalítica, a teoria Psicossexual de Freud, tem como crença básica que o comportamento é controlado por impulsos inconscientes poderosos. A técnica utilizada nesta perspectiva é a observação clínica.
( ) Pela perspectiva Contextual, a teoria Sociocultural de Vygotsky tem como crença básica que o contexto sociocultural de uma criança tem impacto importante no desenvolvimento. As técnicas utilizadas nesta perspectiva são pesquisa intercultural, observação da criança interagindo com pessoa mais competente.
( ) Pela perspectiva Etológica, a teoria do Apego de Erikson e Miller, tem como crença básica que os seres humanos têm mecanismos adaptativos para sobreviver; ênfase nos períodos críticos ou sensíveis; base biológica e evolutiva do comportamento e predisposição para a aprendizagem são importantes. A técnica utilizada nesta perspectiva é a observação naturalista e laboratorial.
Analise as afirmativas a seguir:
I. A violência psicológica, na perspectiva da Gestalt-terapia, é aquela realizada contra a pessoa idosa mediante o uso de ataques físicos e do impedimento arbitrário de trabalhar. Esse tipo de violência, para os estudiosos dessa escola, compreende apenas as ações que geram danos físicos ou financeiros à vítima.
II. Dentro da terapia Gestalt, o paciente é impedido de explorar suas próprias experiências, sendo encorajado a não falar sobre suas experiências, suas emoções e seus problemas, os quais devem se manter ocultos e inexplorados.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. Na perspectiva da Gestalt-terapia, um diagnóstico baseado nos rótulos nosológicos oriundos da psiquiatria clássica, sem uma compreensão psicodinâmica, de nada serve ao propósito do diagnóstico gestáltico, uma vez que facilita e viabiliza uma melhor percepção do processo e do indivíduo.
II. Na perspectiva da Gestalt-terapia, a grande maioria das crianças não deveria experienciar situações de aprendizagem e introjeção de padrões diante de familiares. Ou seja, para os estudiosos dessa escola filosófica, a criança desenvolve-se a partir de suas relações sociais, não familiares.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. Para a Gestalt-terapia, uma pessoa funciona como um conjunto de partes independentes entre si. Alguns comportamentos, ideias ou sentimentos podem representar aspectos disfuncionais ou desatualizados em relação ao todo, facilitando a autorregulação e a capacidade criativa do organismo.
II. Na perspectiva da Gestalt-terapia, caracteriza-se uma intimidação sistemática (bullying) quando há apenas a violência psicológica dissociada da violência física contra uma criança no ambiente residencial.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Nas Teorias do Condicionamento, verifica-se a aprendizagem por suas consequências comportamentais. Elas enfatizam as condições ambientais como força propulsora da aprendizagem numa conexão entre um estímulo e uma resposta.
II. Para a Psicologia, o conceito de aprendizagem não é simples e há diversas possibilidades de aprendizagem, ou seja, há diversos fatores que nos levam a apresentar um comportamento que anteriormente não apresentávamos, como o crescimento físico, descobertas, tentativas e erros etc.
III. A aprendizagem cognitiva traz consigo formas de aprendizagem complexas, nas quais a percepção, a compreensão de relações significativas e o conhecimento são críticos.
Marque a alternativa CORRETA: