Filtrar


Questões por página:
Na terapia cognitivo-comportamental, o manejo da ansiedade é uma intervenção que tem como objetivo ajudar a criança e/ou adolescente a reconceituar os seus problemas, aprendendo a lidar com as novas situações sem sentir-se em constante ameaça ou perigo. Qual a técnica utilizada para corrigir pensamentos antecipatórios catastróficos e expectativas negativas sobre acontecimentos futuros não realistas que contribuem para o agravamento de comportamentos disfuncionais?

No processo psicoterápico, a primeira entrevista tem como função estabelecer o diagnóstico do paciente. Entretanto, é importante destacar que essa entrevista não tem como único objetivo cumprir funções diagnósticas e de fixação de um contrato, mas que desempenhará, também, um papel terapêutico. Nesse sentido, a primeira entrevista tem como objetivo estabelecer o diagnóstico do paciente nos seguintes planos fundamentais:


I. clínico e psicodinâmico;

II. das condições para a remuneração do terapeuta;

III. das motivações e das aptidões para a psicoterapia;

IV. das condições de vida.


Dos itens, verifica-se está(ão) correto(s) apenas

As pioneiras e originais postulações psicanalíticas acerca dos sonhos continuam válidas em certos aspectos; no entanto, elas vêm sofrendo profundas transformações, sobretudo no que se refere às suas funções e, consequentemente, também, na técnica da prática psicanalítica. Levando em consideração as contribuições de Sigmund Freud, fundador da Psicanálise, e dos demais autores psicanalíticos, podemos consignar as seguintes funções que os sonhos podem desempenhar:


I. como um meio de descarga pulsional;

II. como um recurso de realização;

III. com uma função traumatofílica;

IV. com funções adaptativas e de integração do ego.


Dos itens, verifica-se que está(ão) correto(s)

Um dos tratamentos indicados para os transtornos de humor é aquele que ensina os pacientes a examinar cuidadosamente seus processos de pensamento e a reconhecer erros “depressivos”. Trata-se da Terapia
A interpretação de sonhos é um processo de decifrar seus significados, criado e desenvolvido por Freud como uma das técnicas básicas da Psicanálise. O procedimento empregado consiste em favorecer