Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Considere o seguinte exemplo e as teorias citadas entre parênteses: o sintoma “comer demais” revela a doença “obesidade”, que, por sua vez, pode remeter à relação de objeto e à forma do sujeito lidar com sua angústia (Psicanálise); a uma dificuldade de interpretar sinais de fome e a hábitos de saúde inadequados, associados às crenças que a pessoa possui (CognitivoComportamental); ou às relações interpessoais em que foram estabelecidos padrões disfuncionais de interação reforçados mutuamente pelo próprio indivíduo e pelo ambiente (Sistêmica). Diante desse exemplo, é possível afirmar que o sintoma possui função protetiva, sendo esse um pressuposto comum às três teorias citadas entre parênteses nas interfaces e especificidades do processo saúde-doença.
mostrar texto associado
Um dos transtornos que não se adequa à prática da Terapia Cognitivo-comportamental (TCC) é o Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade (TDAH), cuja característica essencial é um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento ou no desenvolvimento do indivíduo. O transtorno pode persistir na idade adulta e, muitas vezes, desde a infância tem grande efeito no desenvolvimento emocional, social e cognitivo do indivíduo, sendo o tratamento farmacológico a única escolha para o caso de adultos.
mostrar texto associado
A intervenção cognitiva pode ser realizada por meio de diversas abordagens, que para fins didáticos podem ser divididas em três grupos, a saber: estimulação, treino e reabilitação. É verdadeiro afirmar que a estimulação cognitiva foca na prática guiada para um grupo de tarefas que refletem funções cognitivas específicas, como memória, atenção ou solução de problemas, sendo indicada para pacientes com sintomas leves e moderados do transtorno a ser tratado.
Uma mulher com transtorno de pânico começou a sentir tonturas durante o início de um ataque de pânico. Nesse instante, ela verbalizou: “Vou desmaiar; posso ter um ataque cardíaco ou um derrame”. De acordo com os princípios da terapia cognitivo-comportamental, o erro cognitivo ilustrado nessa situação é a

Com respeito a TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), analise os itens abaixo:


I. O modelo cognitivo da TCC compreende que as nossas emoções, comportamentos e fisiologia são diretamente influenciados por nossas avaliações e interpretações dos eventos. Em outras palavras, a maneira como interpretamos as situações afeta o comportamento e os sentimentos.

II. A partir da constatação do papel que o pensamento/cognição assume nas reações que experienciamos aos eventos, três pressupostos básicos definem as características da TCC: A cognição afeta o comportamento; A atividade cognitiva pode ser monitorada; A mudança comportamental desejada pode ser feita através da mudança cognitiva.

III. A matéria prima da TCC é o pensamento. Ele pode ser dividido em três “níveis” de cognição interrelacionados: os pensamentos automáticos, as crenças subjacentes e as crenças nucleares.


Está(ão) CORRETO(S):