Filtrar


Questões por página:
Após uma avaliação do paciente e identificação dos problemas, são desenvolvidas as metas de tratamento e o plano de assistência é estabelecido. O que precisa ser feito, em seguida, é determinar se o exercício terapêutico pode ser usado para alcançar as metas e executar o plano de assistência que foram estabelecidos. Mas a indicação do exercício terapêutico obedece a princípios ou fatores que influenciam na sua utilização. Alguns desses princípios, fatores que influenciam e metas de utilização do exercício terapêutico estão descritos nas afirmativas a seguir. Aplicando o conhecimento sobre a indicação de exercício terapêutico, pode-se afirmar:

Julgue o item a seguir.


Para a adequada palpação do bíceps braquial, o paciente deverá estar sentado, com o cotovelo fletido e o antebraço apoiado na mão do terapeuta, em posição neutra. Então, o fisioterapeuta deverá permanecer em pé, de frente para o paciente, sustentando o antebraço do paciente com uma de suas mãos. É necessário, então, que o terapeuta resista aos movimentos simultâneos de supinação e de flexão do cotovelo realizados pelo paciente. O bíceps do paciente ficará bem proeminente e o terapeuta poderá palpar o ventre muscular de suas duas porções.

Julgue o item a seguir.


A anatomia palpatória utiliza-se dos dedos polegares e indicadores em pinça para realizar uma busca e uma averiguação por edemas que são comuns em algumas condições edematosas.

Julgue o item a seguir.


A anatomia palpatória é uma técnica que realiza, por meio das polpas digitais (pontas dos dedos), um deslizamento sobre a pele de forma a pesquisar atributos palpatórios. Ela exige conhecimentos e habilidades por parte do fisioterapeuta, além de ser uma prática de baixo custo, pois não exige o uso de equipamentos ou outros recursos.

Julgue o item a seguir.


Através do conhecimento da anatomia palpatória, é possível que sejam realizados tratamentos de forma mais precisa no paciente pelo Fisioterapeuta, estimulando assim uma melhora do quadro clínico do indivíduo.