Filtrar


Questões por página:
A avaliação da Terapia Ocupacional (TO) no campo de saúde mental é parte do processo, e favorece o primeiro contato entre terapeuta e paciente iniciando vínculo, além de fornecer panorama geral das habilidades funcionais. As avaliações utilizadas reiteradamente no Brasil têm em seu conteúdo, exceto:
Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) sobre aspectos psicossociais e espirituais no contexto hospitalar.
( ) O indivíduo hospitalizado se encontra emocionalmente e fisicamente fragilizado, devido ao processo de adoecimento e alterações nas relações interpessoais, afastamento do cotidiano e violação da rotina hospitalar. ( ) De acordo com o modelo de ocupação humana da Terapia Ocupacional (TO), os papéis ocupacionais determinam a rotina diária e organizam grande parte dos nossos comportamentos. ( ) O adoecimento e tratamentos prolongados geram perdas significativas de papéis ocupacionais levando a processo adaptativo ou de ajuste psicossocial após o período crítico. ( ) A intervenção da TO possibilita ressignificação da vida, regate de papéis e do desempenho ocupacional, para manter autonomia, autoestima, reconhecimento e depreciação na adaptação pessoal e social.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
As áreas que devem ser consideradas alvos do processo de reabilitação pela Terapia Ocupacional (TO) em sua aplicação na saúde mental são, exceto:
Leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. A atuação da Terapia Ocupacional (TO) aplicada à saúde mental está regulamentada pelo COFFITO desde 2011, cujo fazer mostra-se condizente com a Reforma Psiquiátrica Brasileira e pelo Movimento da Luta Antimanicomial nas quais estão os seguintes preceitos:
I. Promoção de estratégias de inclusão social. II. Subjugação dos sujeitos. III. Entendimento dos usuários em sua singularidade. IV. Flexibilidade das ações comprometidas pelo direito, cidadania e ética.
Estão corretas as afirmativas:
Assinale a alternativa incorreta. O portador de sofrimento psíquico pode por inúmeras razões ter agudizada sua sintomatologia, requerendo intervenção da equipe multiprofissional especializada. Esse fato pode ser caracterizado como “situação de crise” quando responde aos seguintes parâmetros: