Filtrar


Questões por página:
Qual o objetivo principal da Terapia Ocupacional na Atenção à Saúde da Criança?

A intervenção do Terapeuta Ocupacional na APS, no cenário da COVID-19, envolve:


I. Acolher/demanda: é um dispositivo efetivo, pois facilita o acesso e favorece o vínculo e a intervenção em tempo oportuno; há o acolhimento no qual é realizada a triagem para determinar se o usuário é suspeito ou não.

II. Orientar e auxiliar na organização da quarentena, no sentido de reorganização da dinâmica familiar e reestruturação da rotina com atividades significativas e oportunas que podem ser desenvolvidas em quarentena; orientar sobre o autocuidado e em relação aos cuidados de higienização, com a finalidade de garantir a saúde e minimizar o risco de contágio de outros residentes do domicílio.

III. Monitorar os pacientes com síndrome gripal, suspeitos e confirmados de COVID-19 na APS/ESF: o terapeuta ocupacional pode realizar o monitoramento dos pacientes que estão em quarentena, tanto em relação às suas condições clínicas, como para oferecer suporte na reorganização do cotidiano do paciente e das atividades do núcleo familiar.

IV. Oferecer Suporte psicossocial: o terapeuta ocupacional pode oferecer suporte psicoemocional e social ao paciente que está em distanciamento social e que apresente demandas relacionadas ao manejo de sintomas e do sofrimento.

V. Intervenção com população em situação de abrigamento (crianças, pessoas com deficiência, população de rua) ou instituições de longa permanência para idosos (ILPI).


Estão CORRETOS:

Sobre o home care, é correto afirmar que:


I. Esse tipo de tratamento significa cuidado em casa. É quando o profissional da saúde indica ou libera o paciente para continuar o seu tratamento médico em sua residência.


II. O objetivo é, principalmente, oferecer ao paciente mais conforto durante o tratamento. Permitindo, portanto, que toda a assistência médica seja realizada em sua própria casa. Desta forma, para que possa ser viabilizado um tratamento home care é fundamental que haja um suporte especializado.


III. O paciente deverá ainda receber visitas regularmente de profissionais como enfermeiros, fisioterapeutas e nutricionistas – além de contar com uma estrutura ambulatorial à sua disposição.


IV. A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) foi responsável por regulamentar as primeiras regras para esse tipo de atendimento, por meio da Resolução da Diretoria Colegiada nº 11 de 2006.



Estão CORRETAS:
É definido pela norma da Organização Mundial da Saúde (OMS) como um tipo de assistência Neonatal que implica contato pele a pele precoce, entre mãe e recém-nascido de baixo peso, de forma crescente e pelo tempo que ambos entenderem ser prazeroso e suficiente, permitindo dessa maneira uma participação maior dos pais no cuidado do seu recém-nascido. Assinale a alternativa condizente com a definição acima.
Na intervenção precoce baseada na ______ a interação pais-criança é um importante componente a ser considerado na promoção do desenvolvimento infantil.

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.