Filtrar


Questões por página:
A atuação do Terapeuta Ocupacional (TO) na Unidade Neonatal pode prevenir atraso do desenvolvimento com intervenção sensorial, realizar posicionamento adequado no leito, prescrever e confeccionar órteses para prevenir deformidades, entre outros. Entre os fatores que limitam a indicação de órteses estão, exceto:
Assinale a alternativa incorreta.
O desenvolvimento neuropsicomotor é um processo de mudanças no comportamento motor que ocorre de acordo com o amadurecimento do Sistema Nervoso com a idade. Segundo Piaget, são 4 (quatro) estágios de desenvolvimento cognitivo:
Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) sobre atuação da Terapia Ocupacional (TO) no alívio da dor e dos sintomas desconfortáveis e na conservação de energia em doenças reumáticas.
( ) Essa abordagem terapêutica data dos anos 50, com repercussão positiva no controle da dor e das deformidades articulares. ( ) Sua metodologia objetiva: fornecer informações básicas sobre a doença; controlar a dor e a instabilidade articular, diminuir a fraqueza muscular e fadiga; evitar dor e estresse articular na execução das atividades diárias. ( ) Para proteção articular é necessário equilibrar atividade/descanso conservando energia; evitar movimentos que agravam deformidades; respeitar a dor; usar articulações mais fortes sempre que possível; evitar utilizar a mão para a realização de preensão de força entre outros. ( ) Os portadores de doenças reumáticas tem graus variados de comprometimento em suas atividades da vida diária (AVDs), trabalho e lazer, resultando em limitações do desempenho e baixa autoestima, de forma que não há como intervir nesse contexto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
O Terapeuta Ocupacional (TO), pode atuar em diversas áreas clínicas, dentre uma delas, a reumatologia. A osteoartrite (OA) é o atendimento mais comum na terapia ocupacional e acomete mais a população idosa do sexo feminino. A OA pode gerar deformidades nas mãos, as quais levam a limitação nas atividades de vida diária. Segundo American College of Rheumatology, nos tratamentos não medicamentosos, recomenda-se o TO como profissional capacitado frente ao um indivíduo portador de OA (SANTOS, P.S., et al,2018). Tal profissional pode utilizar dentre suas estratégias a prescrição, confecção e treino de dispositivos de tecnologia assistiva para mãos com OA, tais como, exceto:
As órteses são recursos comumente utilizados pelo Terapeuta Ocupacional (TO) em sua assistência clínica, principalmente na reabilitação do membro superior, seja por lesão traumática, doença reumatológica, sequela de doenças neurológicas centrais ou periféricas e sequelas por queimaduras. As órteses se apresentam em duas categorias: estáticas e dinâmicas. E apresentam duas propostas de intervenção: órtese para imobilização e para mobilização (ASSUMPÇÃO, T.S.,2005). Baseado na primeira proposta de intervenção, os objetivos dessa órtese são, exceto: