Filtrar


Questões por página:
Analise as afirmativas abaixo. O adoecer e o processo de hospitalização interfere na vida dos pacientes de modo intenso contextualizado por:
I. Ao ser hospitalizado, deixa de ter seu próprio nome e torna-se um número, um leito ou o portador de determinada patologia.
II. Contato com suas limitações, dependências e impotência, desenvolvendo abruptamente tristeza, ansiedade e depressão.
III. Tratar-se de processo vergonhoso, limitante e doloroso, porém os profissionais de saúde minimizam essa vivência, explicando repetidamente os procedimentos de forma acolhedora.
IV. Esses processos não fazem parte dos projetos existenciais da maioria das pessoas causando ansiedade e medo.
V. Provocar, precipitar ou agravar desequilíbrios psicológicos tanto na vida do individuo, quanto na vida dos que o cercam.

Estão corretas as afirmativas.
Analise as afirmativas abaixo e dê valores verdadeiro (V) ou falso (F) sobre o cotidiano de crianças com disfunções crônicas e complexas que necessitam de grande suporte hospitalar.
( ) Essas crianças necessitam, com maior frequência e intensidade, dos serviços de saúde, pelo acesso ao tratamento de alta complexidade, pois em casa não há possibilidade de obter os recursos necessários (respiradores, aspiradores, equipe).
( ) No hospital, as rotinas de cuidados de saúde são considerados pelas mães como normal e entendido como garantia de manutenção da vida do filho.
( ) O cuidado com o filho representa uma atividade extremamente significativa que viabiliza o cotidiano dessas mães, mesmo permanecendo todo tempo com ele no hospital.
( ) Diante da equipe de saúde, a mãe faz a interlocução da criança comprometida com o ambiente, pois ela entende olhares e movimentos, esse papel costuma ser imparcial, não interferindo na escolha dos procedimentos.
( ) A mediação saudável dos familiares com os profissionais de saúde, pode tornar a rotina hospitalar menos sofrida e mais acolhedora.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A Lei nº 11.104 de 21 de março de 2005, dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de brinquedotecas nas (nos) ____________.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Analise as afirmativas abaixo e dê valores verdadeiro (V) ou falso (F) a respeito dos aspectos psicossociais e espirituais nos cuidados ao paciente hospitalizado.
( ) Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), os cuidados paliativos melhoram a qualidade de vida de pacientes com doenças terminais, prevenindo e aliviando o sofrimento com auxílio de identificação precoce, avaliação correta, diminuição da dor e outras questões físicas, espirituais e psicossociais.
( ) Nos cuidados paliativos, o apoio psicossocial, espiritual, além do trabalho conjunto da equipe de saúde, paciente e familiares parece ser a chave para prolongar a vida.
( ) O Terapeuta Ocupacional (TO) tem por objetivos aliviar a dor, promover qualidade de vida, conforto espiritual, manter o significado da vida e fazer com que o paciente entenda a morte como processo natural.
( ) Os princípios para cuidados paliativos são: grau de agressividade da doença, sobrecarga familiar, cuidados intensivos feitos por equipe multiprofissional, prognóstico ruim.
( ) A intervenção da TO nos cuidados paliativos limita-se ao apoio para desempenho ocupacional interrompido pela disfunção física.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Assinale a alternativa correta. A atuação da Terapia Ocupacional (TO) no contexto hospitalar é relativamente recente e foi reconhecida como especialidade em: