Filtrar


Questões por página:
Na construção de um tesauro, a forma dos termos deve seguir certas diretrizes, entre as quais:

I. Um termo de indexação deve consistir, preferivelmente, em um substantivo ou frase substantiva.
II. Os substantivos que representam entidades mensuráveis devem ser expressos na forma plural.
III. Verbos na forma infinitiva e participial são também adotados como descritores autônomos, mas não em sua forma flexionada.

Verifica-se que
A respeito do tratamento de homógrafos nos tesauros, considere:

I. A sua distinção é um meio de promover representações consistentes, tanto na entrada (indexação), quanto na saída (busca).
II. Embora na língua geral o fenômeno não ocorra, na área técnica ele é mais frequente do que se imagina.
III. Em geral, é possível distinguir significados diferentes com o emprego de um qualificador entre parênteses, sem necessidade de toda uma nota explicativa.
IV. O qualificador, entretanto, não é parte integrante do descritor.
V. Consideram-se os termos em questão como descritores, com uma entrada para cada um deles, estabelecendo-se uma relação associativa.

Está correto o que se afirma APENAS em

Na elaboração de tesauros, a homonímia entre termos, em geral, não ocorre porque a atividade terminológica se dá sempre em uma área de assunto específica. Contudo, quando isso acontece,

Considere a figura abaixo.

Os vocabulários controlados são estruturados de acordo com diferentes relações que se estabelecem entre os termos. Quanto mais complexos os vocabulários, mais relações e mecanismos de controle apresentam. Os tipos de vocabulário menos e mais complexos são, respectivamente,

mostrar texto associado
Ao adotar um tesauro como instrumento de controle de vocabulário, o indexador deve atentar para os qualificadores utilizados junto aos descritores, pois estes modificam o sentido em que o descritor deve ser empregado na indexação.