Questões de Concurso
Filtrar
33 Questões de concurso encontradas
Página 6 de 7
Questões por página:
O rótulo das garrafas de certo refrigerante indica que o seu conteúdo corresponde ao volume de 290 mL. A variável aleatória que representa o volume de líquido no interior dessas garrafas é X. A máquina que enche essas garrafas o faz segundo uma distribuição normal, com média μ e variância igual a 36 mL2, qualquer que seja o valor de μ.
A máquina foi regulada para μ = 290 mL. Semanalmente, uma amostra de 9 garrafas é colhida para verificar se a máquina está ou não desregulada para mais ou para menos. Para isso, constrói-se um teste de hipótese bilateral no qual
X ~ N (μ, 36)
H0 (Hipótese Nula) : μ = 290 mL
H1 (Hipótese Alternativa) : μ ≠ 290 mL
O nível de significância do teste foi fixado em α. A hipótese nula não será rejeitada se a média apresentada pela amostra estiver entre 285,66 mL e 294,34 mL.
Logo, α é igual a
A partir de uma amostra aleatória (X 1, Y1), (X2, Y2), ..., (X20, Y20) foram obtidas as estatísticas: médias X = 12,5 e Y = 19, variâncias amostrais s 2x = 30 e s2y = 54 e covariância S xy = 36.
Com os dados acima, determine o valor da estatística F para testar a hipótese nula de que o coeficiente angular da reta do modelo de regressão linear simples de Y em X é igual a zero.
Com relação a um teste simples de hipótese, assinale a afirmativa correta.
A partir dos resultados da nova pesquisa, considere a realização de um teste de hipóteses cuja hipótese nula (H0 ) seja Pα ≥ Pd, em que Pα e Pd são as probabilidades de uma pessoa sofrer o primeiro infarto do miocárdio, respectivamente, antes e depois da publicação do veto. Nesse caso, das 900 pessoas que compõem a amostra, se a quantidade de pessoas que sofreram o primeiro infarto do miocárdio depois da publicação do veto for igual ou superior a 451, então é correto concluir que a hipótese nula é falsa.
Seja uma amostra aleatória de 25 peças fabricadas por uma indústria em que a soma das medidas dos diâmetros da peça apresentou o valor de 125 cm e a soma dos quadrados das medidas dos diâmetros apresentou o valor de 649 (cm) 2. Considere que as medidas dos diâmetros são normalmente distribuídas com uma variância populacional desconhecida e com uma população de tamanho infinito. Deseja-se testar a hipótese de que a média (µ) da população destas medidas é igual a 5,5 cm, sendo formuladas as hipóteses H0: μ = 5,5 cm (hipótese nula) contra H1: μ ≠ 5,5 cm (hipótese alternativa). Utilizando o teste t de Student, obtém-se que o valor da estatística t (t calculado) a ser comparado com o t tabelado, com 24 graus de liberdade, é