Filtrar


Questões por página:
Sobre a Escala de Gesell podemos afirmar:
mostrar texto associado
Na fundamentação teórica do Teste Palográfico (Vetor), está destacado que no ato de desenhar estão presentes e juntas a adaptação, expressão e projeção. A adaptação refere-se à adequação em relação à tarefa solicitada. A expressão refere-se ao estilo peculiar das respostas do sujeito, revelada nas qualidades gráficas. A projeção dáse na atribuição de qualidades às situações e objetos, que aparecem no conteúdo e na maneira de tratar o tema. Diante disso, é correto afirmar, segundo a classificação proposta por Van Kolck, que o Teste Palográfico é considerado projetivo.
mostrar texto associado
As estratégias de avaliação psicodiagnóstica podem incluir teste e/ou técnicas psicológicas. Neste sentido, a diferenciação deve ficar clara: o teste é um instrumento ou procedimento por meio do qual se obtém uma amostra de comportamento de um indivíduo em um domínio específico através de um processo padronizado; enquanto a técnica é também padronizada, mas utilizada apenas com crianças.
mostrar texto associado
Tratando-se da avaliação da personalidade, a literatura moderna distingue os métodos informais (observação e entrevista), dos métodos formais (escalas de avaliação, inventários e questionários e métodos projetivos). Entretanto, a entrevista semiestruturada pode ser considerada uma metodologia informal de avaliação, mas também um método de excelência. Em muitos casos, o psicólogo não utiliza métodos formais, testes, mas realiza sempre uma ou mais entrevistas para, entre outros aspectos, conhecer o estado afetivo-emocional e as expectativas do sujeito e a motivação relativa à avaliação.
Uma criança do sexo feminino, com seis anos, foi submetida à Técnica de Apercepção Temática Infantil com figuras de animais. Para a primeira prancha, a criança apresentou a seguinte história: “Três passarinhos queriam comer a comida em uma mesa, mas não sabiam pôr no prato(...). Uma galinha chegou e ficou vendo eles(...) ela ficou parada olhando eles comer. O psicólogo questionou o que aconteceu a seguir. A criança respondeu: “Ficou olhando eles comer. Começaram a comer e a galinha ficou só olhando”. Do ponto de vista diagnóstico, esse relato indica