Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Nesse texto, os fragmentos: “Com 1% da população detendo mais de 50% do PIB não há mesmo como enxergar justiça por aqui.” / “Em um par de décadas, o Brasil avançou um milésimo no índice mundial da ONU que avalia a saúde, educação e renda dos povos.” Conforme a tipologia textual são:
mostrar texto associado
Mia Couto é um dos escritores mais renomados da atualidade, tanto por seus contos e romances, quanto por seus textos de opinião. Em relação a “Línguas que não sabemos que sabíamos”, é correto afirmar que se trata de texto
mostrar texto associado

Considerando as características e os objetivos do gênero do texto de apoio, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) A matéria é introduzida por um relato, cuja função é atribuir credibilidade à reportagem, ao apresentar experiências e declarações de Regina de Jesus Araújo, relacionadas ao tema apresentado.

( ) O texto de apoio é um relatório em que a autora, a partir de um tema atual e polêmico, apresenta o perfil do jovem que abandona a escola atualmente e apresenta argumentos para minimizar a problemática social.

( ) Dados numéricos, citações e exemplos funcionam como argumentos utilizados a favor da ideia de que, diante da crescente evasão escolar, medidas podem ser tomadas.

( ) Trata-se de um texto narrativo, cujo objetivo central é narrar a experiência de vida da personagem Regina de Jesus Araújo.

mostrar texto associado
Quanto à tipologia textual, o texto de apoio é predominantemente
mostrar texto associado
Considere os seguintes excertos: • Queixas como torcicolos, dores na coluna e tensões no músculo trapézio superior (aquele logo abaixo do pescoço) costumam atrapalhar o dia a dia dos professores. • “[…] circula pela sala, fica em pé, procura chamar a atenção da turma para o que está falando e permanece sentado por poucos minutos [...]”. • “Durante as aulas, procure alternar seus movimentos: ande pela sala, fique um tempo em pé e alguns minutos sentado.”.
Eles exemplificam, respectivamente, as seguintes tipologias textuais: