Filtrar


Questões por página:

Em relação às características da biblioteca especializada, considere as afirmativas abaixo e marque V, se verdadeira, ou F, se falsa.


( ) A biblioteca especializada se diferencia por sua função com a organização da informação para fins imediatos, de natureza especializada, cujo bibliotecário atende a uma parcela de usuários especializados, devendo possuir competências para a organização desta informação e para prever as necessidades informacionais desses usuários pertencentes à organização pública ou privada.

( ) O bibliotecário de uma coleção especializada não fica no aguardo dos usuários, masprioriza a notificação e a divulgação da existência da informação sobre seus interesses de informação.

( ) Em uma biblioteca especializada, a quantidade e diversidade do acervo predomina sobre a qualidade para o atendimento aos seus usuários.

( ) O bibliotecário deve promover a difusão da informação sobre os recursos e serviços que a biblioteca especializada oferece utilizando resumos, boletins, informes, resenhas, bibliografias e atendimento pessoal e virtual.


Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.

Em uma biblioteca digital, os padrões de metadados incluem metadados com funções distintas, que podem ser divididos em

I. descritivos, usados na descrição de recursos informacionais.

II. estruturais, utilizados na estruturação visual da biblioteca digital.

III. administrativos, empregados na administração de recursos informacionais.

I, II e III são exemplos, respectivamente, de metadados para
Para expandir a busca por similaridade da escrita ou da pronúncia, a fim de minimizar erros de grafia, uma biblioteca digital para recuperação da informação faz uso do mecanismo denominado
A biblioteca que faz uso de todo o aparato eletrônico associado à telecomunicação, hardwares e softwares para manter seu acervo totalmente formado por arquivos eletrônicos de textos, imagens, sons, etc., em algum local ao qual o usuário não tem acesso, não depende de local físico para existir e pode ser mantida e acessada por qualquer usuário que tenha acesso à internet, em qualquer ponto do globo, denomina-se:
A cultura como ação, conforme Maria de Almeida, está subentendida de poder transformador social, enfatizando a criação e a expressão dos sujeitos. A biblioteca pública, enquanto equipamento cultural, está imbuída desse poder. Nesse sentido, compreender sua participação como agente crítico e criativo, no seio de uma comunidade, é percebê-la no contexto: