Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
A linguista brasileira Irandé Antunes enfatiza que o uso do texto em sala de aula é um pretexto para análise frasal à luz da gramática normativa. Tal ação, segundo a pesquisadora, configura um equívoco quanto ao modo de agenciar atividades linguísticas, epilinguísticas e metalinguísticas. A distinção entre a aula de gramática e a aula de análise linguística reside no fato de
mostrar texto associado
No verso “Não destrói com tua vida.”, segundo a Gramática Normativa, o emprego da preposição “com” se deve à transferência da regência de um outro verbo cujo sentido aproxima-se do expresso por “destruir”. Esse verbo é
De acordo com Sírio Possenti (1996), se consideramos que gramática significa um conjunto de regras, podemos distinguir tipos distintos de sua observação. Sabemos que crianças falantes de Língua Portuguesa comumente regularizam formas irregulares de verbos pronunciando “eu sabo” e “eu fazi”. Por meio dessa constatação, encontramos uma referência à gramática:
mostrar texto associado
Uma das áreas da linguística mais estudadas atualmente é o gerativismo linguístico, que cria o conceito de Gramática Gerativa. Um dos linguistas mais respeitados nesse campo de pesquisa e conhecido também como o “pai” dessa gramática é
“Ao componente Língua Portuguesa cabe, então, proporcionar aos estudantes experiências que contribuam para a ampliação dos _____________, de forma a possibilitar a participação ___________ e ________ nas diversas práticas sociais permeadas/constituídas pela _________, pela escrita e por outras linguagens.”
(Fonte: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental/lingua-portuguesa)
A alternativa que preenche corretamente as lacunas acima é: