Filtrar


Questões por página:
O IAP é o Índice para a determinação de qualidade das águas brutas para fins de abastecimento público. Ele é o produto da ponderação dos resultados do IQA (Índice de Qualidade de Águas) e do ISTO (Índice de Substâncias Tóxicas e Organolépticas). Por sua vez, o IQA comporta o grupo das variáveis básicas como Temperatura, pH, Oxigênio Dissolvido, Demanda Bioquímica de Oxigênio, Coliformes Termotolerantes, Nitrogênio Total, Fósforo Total, Resíduo Total e Turbidez. Já o ISTO, é composto por dois tipos de variáveis: o grupo de variáveis indicadoras de substâncias tóxicas, e o grupo de variáveis que afetam a qualidade organoléptica.

Dos itens abaixo, que são parâmetros observáveis dos grupos de variáveis que compõem o ISTO, quais pertenceriam ao grupo tóxico e quais seriam do grupo organoléptico?

(1) Cádmio
(2) Manganês
(3) Níquel (4) Zinco (5) Alumínio
(6) Número de células de cianobactérias

Foi realizado um bioensaio em que se pretendeu determinar a concentração letal média (CL50) de dois praguicidas a 24, 48 e 96h de exposição, usando um molusco de água doce, a Physa venustula, como ferramenta de avaliação de riscos ambientais.

Alguns resultados são mostrados na tabela abaixo:



Considere as seguintes afirmativas à respeito dos dados apresentados.

I. O valor de LOEC indica a menor concentração em que os efeitos deletérios são observados e, é importante lembrar que ele é uma diferença estatística ou não, entre tratamentos e controle, e que por si só, não pode estimar limites de confiança.

II. A confiança na indicação dada pelo NOEC, LOEC e CL50, na realidade, dependerá das concentrações de teste e nível de replicados, da variedade entre replicados, da capacidade do operador e do teste estatístico ou nível de significância escolhido.

III. Dos dois praguicidas avaliados, o nº 2 foi o que apresentou maior toxicidade aguda. Em forma decrescente de toxicidade, os dois praguicidas podem ser avaliados como: praguicida 2 > praguicida 1. A toxicidade dos dois agentes tóxicos avaliados mostrou diminuir com o tempo.

Está correto o que se afirma SOMENTE em

Considere as seguintes afirmativas sobre conceitos básicos utilizados em Toxicologia Ambiental.

I. Em toxicologia ambiental preocupamo-nos com os efeitos diretos dos xenobióticos, em relação ao tempo que levam para causar a toxicidade (se curto ou agudo, ou se longo ou crônico), e se esta toxicidade tem caráter letal ou sub-letal.

II. Em testes de toxicidade aguda são utilizados parâmetros estatísticos que avaliam efeitos sub-letais como de inibição de crescimento, quantificação e desenvolvimento da prole, e, obedecem a seguinte relação de análise: NOEC
III. Toxicidade é a capacidade inerente e potencial do agente tóxico de provocar efeitos nocivos em organismos vivos. O efeito tóxico é geralmente proporcional à sua concentração no sítio de ação.

Está correto o que se afirma SOMENTE em