Filtrar


Questões por página:
Em relação à Toxicologia Ocupacional, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A Toxicologia Ocupacional é a ciência e arte que tem por objeto o envenenamento de origem ocupacional, visando a sua prevenção.
( ) A Toxicologia Ocupacional faz parte de conjunto de disciplinas que compõem a Saúde do Trabalhador que, por sua vez, é parte integrante da Saúde Pública, sendo que todas estas têm como principal objetivo a prevenção das doenças.
( ) Do ponto de vista da Toxicologia Ocupacional, as principais vias de penetração de um agente químico no organismo são a oral, a cutânea e a respiratória.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Paciente do sexo masculino,25 anos de idade foi levado ao hospital com suspeita de intoxicação exógena. O paciente encontra-se com rebaixamento do nível de consciência, taquicardíaco e hipotenso. Além disso, apresenta várias perfurações no braço. As pupilas estão puntiformes. Inicialmente o paciente foi intubado, ventilado e recebeu carvão ativado por sonda nasogástrica.
Diante do caso apresentado acima, a provável etiologia da intoxicação e a próxima conduta são, respectivamente
Sobre os opiáceos, analise os itens a seguir.
I. Na unidade de emergência médica o tratamento da overdose por opioides, o coma e a depressão respiratória devem ser abordados com o uso de Naloxona. II. Múltiplas adaptações celulares são desencadeadas pelo uso crônico, relacionadas a três fenômenos maiores: o desenvolvimento de tolerância, a síndrome de abstinência e dependência. III. Apesar do surgimento da dependência química por opióides, a tolerância não parece ocorrer com os ligantes de receptores opióides.
É correto o que se afirma em

Sobre os estimuladores do sistema nervoso central e psicotomiméticos, julgue as afirmativas e marque a alternativa CORRETA.


I- Cocaína inibe a captura das catecolaminas e serve como anestésico local.

II- LSD são antagonistas de receptores 5- HT2A.

III- O MDMA (3,4-metilenodioximetanfetamina) libera 5-HT e inibe sua captura.

IV- Cetamina bloqueia os canais iônicos operados pelo receptor NMDA.

A exposição a esse agente pode causar intoxicação aguda e crônica. Ele é um agente mielotóxico regular, leucemogênico e cancerígeno até mesmo em doses inferiores a 1 ppm. O quadro clínico de toxicidade pode se caracterizar pelo comprometimento da medula óssea, sendo a causa básica de diversas alterações hematológicas ( BRASIL,2006b). Na intoxicação aguda, grande parte é retida no sistema nervoso central, enquanto que na intoxicação crônica conserva-se na medula óssea (40 ), no fígado (43 ) e nos tecidos adiposos (10%) (SOUZA; PAULA,2011). Essas afirmações referem-se à seguinte substância: