Filtrar


Questões por página:
“É um gás incolor, tóxico, de odor forte e desagradável, sendo utilizado para resfriamento em câmaras frigoríficas e também podendo ser empregado como fertilizante. É uma substância perigosa que inspira cuidados aos trabalhadores, visto que tem grande potencial tóxico e, em determinados casos, a exposição pode ser fatal”. O texto se refere a qual substância?
Analise as afirmações abaixo acerca de intoxicação por agrotóxicos:
I. Os agrotóxicos podem ser absorvidos pelo corpo humano pelas vias oral, respiratória e dérmica. Uma vez absorvidos, poderão causar quadros de intoxicação aguda ou crônica. II. A exposição a um determinado produto químico em grandes doses por um curto período causa os chamados efeitos agudos que, em linhas gerais, variam de leve até grave, podendo ser caracterizados por vários sintomas, indo de náuseas, vômito, cefaleia, levando até à morte. III. Os efeitos crônicos, que estão relacionados com exposições por longos períodos e em baixas concentrações, são de ocorrência mais comum no trabalho agrícola. Entre os inúmeros efeitos crônicos sobre a saúde humana, são descritas alterações imunológicas, genéticas, malformações congênitas, câncer, efeitos deletérios sobre o sistema nervoso, hematopoiético, reprodutivo, além de alergias.
Está (ão) correta (s):
Assinale a alternativa incorreta. Os transtornos do nervo olfatório caracterizam-se por queixas de alterações ou perversão, redução ou mesmo ausência do olfato. Anosmia ou perda da acuidade olfatória é um achado relativamente comum que resulta da desmielinização das fibras do nervo olfatório. Problemas neurológicos que afetam o cérebro ou os nervos cranianos podem levar a alterações sensoriais do olfato.
As substâncias químicas tóxicas mais comumente referidas são:
Leia o caso clínico a seguir.
Paciente com antecedente de exercer atividades laborais por aproximadamente 06 (seis) anos em montagem e manutenção de aparelhos de pressão, alguns meses após a demissão apresentou queixas de tontura, alteração de memória, tensão, irritabilidade, tremores, insônia (dorme cerca de 3 horas/dia), cansaço, salivação, sangramento gengival, diminuição de acuidade visual, cefaleia e dificuldade nos estudos para concluir um curso técnico.
Considerando a ocupação e os sintomas do paciente, a conduta clínica correta é de que
O principal uso do cloreto de vinila é na produção da resina policloreto de vinila (PVC) para fabricação de tubos e outros plásticos. A exposição prolongada a este agente associa-se a uma maior incidência de: