Filtrar


Questões por página:
Um pêndulo simples com 1,0 m de comprimento e 20,0 g de massa está suspenso em um carro de corrida que se move com velocidade de módulo constante descrevendo uma circunferência de 50,0 m de raio. A aceleração radial do carro é √800 m/s2 e o pêndulo sofre pequenas oscilações na direção radial em torno da posição de equilíbrio. Considerando g = 10,0 m/s2, podemos afirmar que a frequência dessas oscilações é:
Um carro está se movendo numa estrada plana, retilínea e horizontal, com uma velocidade constante e de módulo igual a 15 m/s.
A partir de um determinado instante, acelera-se o carro durante 10 s, com o motor desenvolvendo uma potência constante e igual a 24 kW. A massa do carro e de seus ocupantes é 1,2 T.
Se fossem desprezíveis as perdas de energia devidas aos diversos atritos, após esses 10 s o carro terá adquirido uma velocidade de
Um bloco de massa 4,00 kg é abandonado de uma altura de 4,75 m verticalmente acima de uma mola ideal de constante elástica k = 80,0 N/m, que possui uma extremidade fixa a um plano horizontal, como mostra a figura.
35.png (137×206)
Suponha que o bloco adere à mola instantaneamente ao colidir com ela, comprimindo-a verticalmente. Considere os atritos desprezíveis e g = 10,0 m/s2.
O valor máximo do módulo da velocidade do bloco, enquanto ele está descendo, é
A figura mostra um círculo APBM de centro em C. A carga Q está fixa no ponto médio do segmento MC. A carga q, inicialmente em A, vai se deslocar até B.
Imagem associada para resolução da questão


O trabalho realizado pela força de origem elétrica que atua sobre a carga q vale W quando ela se desloca ao longo do diâmetro horizontal A → C → B, vale W` quando ela se desloca ao longo da linha quebrada A → P → M e vale W`` quando ela se desloca ao longo do arco A → M → B. Nesse caso, é correto afirmar que
Imagine a seguinte situação para determinar se uma força é conservative ou dissipativa: “Implementase uma força em uma partícula que se move em um percurso fechado, começando em uma posição e retornando à mesma posição (em um percurso de ida e volta).” Assinale a alternativa incorreta sobre trabalho e forças conservativas: